Exercício Físico x Sono: qual a relação?

exercicio-fisico-sono-qual-a-relacao

Compartilhe este post

Dormir pouco interfere diretamente nas atividades que exigem maior concentração, causa dificuldades de memória, aumenta o nervosismo, a irritação, o estresse e automaticamente acaba prejudicando a saúde e a rotina. 

Quando pensamos em como ter uma noite de sono tranquila, logo vem à mente um local escuro, calmo e convidativo junto a uma cama confortável para descansarmos.

Com certeza, esses fatores são relevantes, mas praticar exercícios físicos também é essencial para ter uma noite de sono saudável, já que o sedentarismo pode trazer muitas outras  complicações para o corpo humano, como distúrbios no sono.

Continue a leitura a seguir e saiba mais sobre a relação entre fazer exercícios físicos e ter noites de descanso mais tranquilas.

Por que a atividade física melhora o sono?

O hormônio está envolvido em todas as funções vitais do corpo, além de ser fundamental para regular o humor e o sono. 

Por isso, o exercício físico quando praticado, especialmente durante o dia, aumenta a produção dessa substância, que tem um efeito anti-estresse, e à noite se converte em melatonina, proporcionando uma ótima noite de sono.

Além de ser importante para o equilíbrio hormonal, praticar algum tipo de atividade física contribui para a manutenção do peso corporal ideal, já que um dos fatores que causam o distúrbio do sono é a obesidade e suas consequências, tais como:

  • intolerância à insulina;
  • diabetes;
  • hipertensão arterial;
  • doenças coronarianas;
  • artroses;

A melhor solução para combater o excesso de peso é a dieta associada aos exercícios. Além de emagrecer progressivamente, diminuindo riscos, garantem maior qualidade do sono e mais disposição para brigar contra a balança.

Além disso, a prática de atividades também proporciona o relaxamento muscular e mental que contribui para o esquecimento dos problemas cotidianos, por exemplo.

Como o sono ajuda na prática de atividade física?

O tempo de sono regular, de 8 horas por noite, colabora para um melhor desenvolvimento  das funções cognitivas e faz com que a síntese de proteínas repare as fibras musculares, proporcionando o indivíduo ainda maior preparo para o esporte, formando um ciclo de uma vida mais saudável.

Sono restaurador

Para assegurar um sono restaurador, algumas precauções devem ser tomadas. Algumas pessoas ficam “ligadas” após se exercitarem, dificultando o sono quando feito durante à noite. 

É o resultado da famosa endorfina, efeito desejável para muitas atividades, que traz boas sensações. Mas algumas pessoas não sentem esse efeito.

Para aqueles que percebem a acelerada que o exercício traz, não é recomendável fazer atividades após às 19h ou 20h, seguindo o horário dos hábitos e de sono de cada um. 

Outras recomendações para uma boa noite de sono são:

  • deitar e levantar sempre na mesma hora, diariamente;
  • evitar o álcool, a cafeína e o tabaco, principalmente a noite;
  • evitar assistir televisão ou usar o celular antes de dormir;
  • não carregar as preocupações cotidianas para a cama;

Quem tem uma melhor noite de sono, têm mais disposição para praticar atividades físicas, e quem se exercita todos os dias, tende a dormir com mais qualidade, pois o metabolismo age melhor. 

Gostou do artigo? Leia também Como escolher a medida ideal do seu colchão?

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.