Tudo o que você precisa saber sobre Apnéia do Sono

Apnéia do sono

Compartilhe este post

Seu ronco pode ser um sinal de apnéia do sono, e não saber que você tem esse distúrbio coloca você em propensão a uma variedade de riscos à saúde, incluindo artérias obstruídas, derrame cerebral e diabetes.

A boa notícia é que existem muitas maneiras de tratar a apnéia do sono com sucesso, ter um sono melhor e ter uma vida longa e saudável.

Um dos sinais reveladores da apnéia do sono é algo que seu parceiro pode notar – ronco alto pontuado por breves pausas em sua respiração, seguidos por sons ofegantes ou sufocados. Esses ruídos podem acontecer centenas de vezes todas as noites.

Sintomas Apneia do Sono

Mas se você dorme sozinho ou se o seu parceiro tem sono pesado, você pode perder este sinal. Felizmente existem outros sintomas que podem indicar uma apnéia do sono, veja quais são:

  1. Acordar várias vezes à noite, mesmo que por poucos segundos e de forma imperceptível;
  2. Apresentar paradas da respiração ou sufocamento durante o sono;
  3. Ter excesso de sono e cansaço durante o dia;
  4. Acordar para urinar ou perder urina durante o sono;
  5. Ter dor de cabeça pela manhã;
  6. Diminuir o rendimento nos estudos ou trabalho;
  7. Ter alterações da concentração e da memória;
  8. Desenvolver irritabilidade e depressão;
  9. Ter impotência sexual.

Esta doença acontece devido a um estreitamento nas vias respiratórias, na região do nariz e garganta, que acontece, principalmente, por uma desregulação na atividade dos músculos da região da garganta chamada faringe, que pode estar excessivamente relaxada ou estreitada durante a respiração.

Ela é mais comum em pessoas acima dos 50 anos de idade, e a quantidade e intensidade dos sintomas varia de acordo com a gravidade da apneia, que é influenciada por fatores como excesso de peso e anatomia das vias respiratórias da pessoa, por exemplo.

Leia também: 5 Dicas para um sono renovador

Tipos de Apneia do Sono

Existem 3 tipos principais de apneia do sono, que podem ser:

  • Apneia obstrutiva do sono: acontece na maioria dos casos, devido à obstrução das vias aéreas, causadas pelo relaxamento dos músculos da respiração, estreitamento e alterações da anatomia do pescoço, nariz ou mandíbula.
  • Apneia central do sono: acontece, geralmente, após alguma doença que causa lesão cerebral e altera a sua capacidade de regular o esforço respiratório durante o sono, como em casos de tumor cerebral, pós-AVC ou doenças degenerativas do cérebro, por exemplo;
  • Apneia mista: é provocada pela presença tanto de apneia obstrutiva como de apneia

Tratamento

Para tratar a apneia do sono, existem algumas alternativas:

  • CPAP: é um aparelho, semelhante a uma máscara de oxigênio, que empurra o ar para as vias aéreas e facilita a respiração e melhora a qualidade do sono. É o principal tratamento para a apneia do sono.
  • Cirurgia: é feita nos pacientes que não melhoram com uso de CPAP, que pode ser uma forma de cura da apneia, com a correção do estreitamento ou obstrução do ar nas vias respiratórias, correção de deformidades na mandíbula ou a colocação de implantes. 
  • Correção de hábitos de vida: é importante deixar hábitos que podem estar piorando ou desencadeando uma apneia do sono, como fumar ou ingerir substâncias que causam sedação, além de ser muito importante perder peso. 

Agora que você já sabe melhor sobre esse distúrbio do sono, converse com seu médico para saber se é o que pode estar atrapalhando o seu descanso.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.