Dicas de cidades próximas a Campos do Jordão

Dicas de cidades próximas a Campos do Jordão

Compartilhe este post

Nas proximidades de Campos do Jordão, existem outras cidades que também chamam a atenção pelo charme, temperaturas baixas, boa gastronomia e preços mais convidativos.

São quatro municípios que também se destacam por apresentarem características europeias e que podem ser visitados por quem pretende ficar mais de dois dias em Campos do Jordão.

Dessa forma, vale a pena planejar roteiros de bate-volta e conhecer melhor as cidades serranas do Vale – tanto as paulistas como as mineiras, pois elas investem muito no ecoturismo, na gastronomia e nos pequenos centros comerciais com produtos feitos artesanalmente.

As cidades próximas a Campos do Jordão, como Santo Antônio do Pinhal, têm público certo o ano todo, já que contam com festivais como da truta, do pinhão, do tropeiro e festas religiosas na agenda cultural.

Através de um pequeno mapa, já é possível ver a programação anual e saber o que fazer em Campos do Jordão e cidades vizinhas. Acompanhe a seguir as cidades que poderá acrescentar no seu roteiro!

São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí fica a menos de 200 km de São Paulo e a apenas 45 km de Campos do Jordão.

Sem dúvida, é parada obrigatória no roteiro de bate-volta pelas cidades próximas de Campos do Jordão. Entre as opções de turismo no município, uma Capela que foi construída por um artesão local, chama a atenção.

A obra possui muitos mosaicos e dá força ao artesanato, uma das principais fontes de renda da região. Neste seguimento, Ditinho Joana lidera com reconhecimento mundial por suas peças e esculturas feitas em madeira.

Entre os percursos de ecoturismo se destacam a trilha do Bauzinho, Ana Chata, Pedra do Baú e Cachoeiras dos Amores e do Toldi, grandes pontos turísticos da cidade que podem ser explorados.

Se no meio da sua programação por São Bento do Sapucaí der fome, saiba que a cidade possui muitos restaurantes, cafés e cantinas italianas

Santo Antônio do Pinhal

A cidade tem custo de vida bem inferior ao de Campos do Jordão e investe principalmente na festa do pinhão. Nessa época, os restaurantes realizam uma disputa para saber qual é o melhor e mais exótico prato com a semente.

Sua arquitetura, gastronomia e lojas especializadas de bebidas artesanais, que mais parecem castelos medievais, ganham cada vez mais importância na programação dos turistas. 

Na alta temporada, no inverno, inúmeras pessoas de todo o país vão para a cidade em busca de temperaturas abaixo de zero, com menos aglomerações, filas quilométricas e valores mais acessíveis tanto em hospedagem quanto em restaurantes e lojas de souvenir.

São Francisco Xavier

Se destaca principalmente pelas cachoeiras e mirantes. A cidade está localizada a apenas 150 km de São Paulo e pertence ao Distrito de São José Campos.

É o principal centro econômico, industrial e tecnológico do Vale do Paraíba. Trata-se de uma cidade pequena, geologicamente favorecida pela formação de escarpas de floresta, por onde os turistas mais corajosos e amantes de esportes radicais em montanhas se aventuram por entre as trilhas e quedas d’água.

Em um roteiro simples por São Francisco Xavier,  indo sentido a Joanópolis, tem a Cachoeira Pedro Davi, que é com toda a certeza, uma das mais famosas e requisitadas cascatas da região. A entrada é gratuita e o local tem estrutura para piqueniques e conta ainda com banheiros e fraldários.

Outro passeio para se fazer perto de Campos do Jordão é a Cachoeira do Roncador.

Para chegar, basta sair de São Francisco Xavier sentido a São José dos Campos e seguir as placas para o bairro Roncador, te levando para uma curta estrada de terra, a Estrada Rio do Peixe.

É possível programar trilhas, entre as mais famosas tem o Mirante Pouso do Rochedo, Mirante Pedra da Divisa, Mirante Pedra da Onça e Mirante Pedra do Porquinho

O ideal é que os passeios sejam incluídos no seu roteiro antes do almoço. Dessa forma, você poderá aproveitar ao máximo as atrações ecológicas e opções gastronômicas, na rua 15 de Novembro.

Monte Verde

Outra boa alternativa de passeio bate-volta é Monte Verde, uma pequena vila no Sul de Minas Gerais, que fica a 140 km de Campos do Jordão, via MG-295. O vilarejo pertence à cidade de Camanducaia e mantém o clima interiorano devido às ruas de terra, charretes, praças e jardins com araucárias.

A cidade também investe e muito no ecoturismo e possui grande parte de sua extensão territorial protegida como Área de Preservação Ambiental Fernão Dias.

As trilhas mais conhecidas são a da Pedra Redonda, com mais de 1.990 metros de altitude; a da Pedra Partida, com 2.050 metros de altitude e o Pico Selado, com exatos 2.080 metros de altitude.

Todas elas têm percurso longo e exigem condicionamento físico, não sendo recomendadas para toda a família.
Gostou das nossas dicas? Veja também Campos do Jordão: o que fazer em um fim de semana?

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.