Conheça a história por trás da Estrada de Ferro de Campos do Jordão

Estrada de Ferro Campos do Jordão

Compartilhe este post

Você conhece a famosa Estrada de Ferro de Campos do Jordão?

Caso você não saiba, Campos do Jordão é uma cidade conhecida não apenas pela sua arquitetura europeia e deliciosos lugares românticos para disfrutar de um bom vinho e fondue.

A cidade também é famosa pelo clima de montanha, localizada no alto da Sera da Mantiqueira, é ideal para tratamentos de distúrbios respiratórios como tuberculose, uma epidemia na época.

História da Estrada de Ferro

Antes, a travessia do Vale do Paraíba para o alto da Serra da Mantiqueira era realizada a pé ou sobre animais através de estradas precárias, praticamente como trilhas. A inauguração da via férrea proporcionou transporte para os enfermos de forma mais rápida e confortável, além de favorecer o desenvolvimento das localidades no seu entorno, com transporte de cargas e de outros passageiros.

A Estrada de Ferro Campos do Jordão foi idealizada justamente por médicos que tinham a preocupação de proporcionar um caminho mais rápido e seguro para a cidade para que seus pacientes pudessem realizar os tratamentos.

A estrada ligaria Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, a Campos do Jordão e teve sua construção iniciada oficialmente em 1910 através da Lei nº 1.221, de 28 de novembro, assinada pelo Presidente do Estado de São Paulo na época, Sr. Manuel Joaquim de Albuquerque Lins. Ela foi inaugurada oficialmente em 15/11/1914, completando em 2020 106 anos de história!

Em 1924 toda a estrada foi eletrificada e passou a operar somente com automotrizes elétricas.

A estrada cumpriu por vários anos os objetivos que motivaram a sua construção, proporcionando acesso aos sanatórios de Campos do Jordão e escoando a produção agrícola da serra.

Em 1970, com incremento do turismo, considerando suas características e a beleza natural do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, passou a ser utilizada quase que unicamente para passeios turísticos, sendo então subordinada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.

Dada a excelência do clima de Campos do Jordão, já na década de 1940 a cidade começa a se caracterizar também como local de recreação e turismo, graças à instalação de grandes hotéis com serviço de inspiração europeia. Também intelectuais e artistas adotam Campos do Jordão como local de longas temporadas, a exemplo do pintor Lasar Segall, que deixou diversos trabalhos inspirados nas belas paisagens e panoramas observados das montanhas locais.

Leia também: 5 Melhores passeios em Campos do Jordão

A partir da década de 1970, Campos do Jordão transforma-se de estação de cura para um dos mais importantes polos turísticos do país. E a EFCJ acompanha essas transformações, diversificando suas atividades com a implantação em 1970 do seu teleférico, o primeiro a entrar em operação no país, e dos parques de turismo Capivari e Reino das Águas Claras.

Como viajar nos trens hoje?

É possível comprar passagens para os serviços da Estrada de Ferro diretamente nas estações de Campos do Jordão e Pindamonhangaba com dinheiro ou com cartões de crédito Dinners Club, Mastercard e Visa. A venda de bilhetes acontece até meia hora antes do fechamento das estações.

Venha conhecer, aproveite a visita para dar uma passadinha na loja da Mamãe Gansa, será um prazer te receber!

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.