Quarto com lareira: saiba como decorar o seu

Compartilhe este post

Se você quer ampliar a sensação de conforto e aconchego da sua casa, um quarto com lareira é uma opção agradável para você reunir a família, relaxar antes de dormir, assistir um filme ou curtir uns minutos de leitura em um espaço só seu. 

Apesar de muito desejada, engana-se quem pensa que a lareira é uma peça que ocupa muito espaço ou necessita de grandes reformas para a instalação. Atualmente, existem no mercado diversos modelos que vão garantir toda sofisticação e elegância para o seu quarto, mesmo que ele seja pequeno. 

E se você está desejando um quarto com lareira e jacuzzi ou tem algumas dúvidas sobre qual o modelo perfeito para o seu cantinho de descanso, confira esse pequeno guia que preparamos com informações essenciais para te ajudar a se decidir. 

Tipos de lareiras para o quarto

Na hora de montar o seu quarto com lareira, é necessário escolher o tipo ideal para o cômodo. E essa escolha é influenciada por alguns fatores como o seu gosto, onde ela ficará localizada e também o tamanho do espaço dedicado. Lembre-se também de considerar qual é o estilo e tipo de ambiente que você pretende criar.

A lareira à lenha é a mais tradicional e requer a instalação de uma chaminé. Ela também pode ser feita de concreto, metal ou alvenaria. É ideal para você que quer uma lareira rústica para o quarto com todo charme que ela oferece. 

Outro estilo bem conhecido é a lareira ecológica. Esse modelo usa etanol ao invés de lenha, não necessita de um duto de exaustão e não gera sujeira alguma. É o modelo mais versátil entre todos e possui uma potência média na geração de calor. 

Já a lareira portátil também costuma ser ecológica por isso, é ideal para pequenos espaços ou cantinhos. É um modelo que usa álcool e possui um acendimento bem rápido, se comparado com as demais. Ela também não gera sujeira e tem a vantagem de poder ser posicionada em qualquer lugar. 

Leia também: Conheça 4 curiosidades sobre Campos do Jordão

Mas se você prefere uma com um ótimo rendimento térmico e que não necessita de lenha, a lareira a gás é perfeita. Apesar de precisar da chaminé, ela usa uma espécie de pedra vulcânica que precisa ser colocada sobre os queimadores. Alguns modelos usam também a lenha de cerâmica refratária e, por isso, mantêm a temperatura do ambiente elevada por muito mais tempo. 

Na hora de posicionar a sua lareira no quarto, é necessário se atentar a alguns detalhes que vão deixar o ambiente ainda mais aconchegante. Antes de tudo, escolha uma que combine com a decoração do seu espaço. Lembre-se que ela não é responsável só por aquecer, mas também manter uma decoração adequada.

Algumas pessoas optam por deixar sua lareira sempre em frente a cama, mas você também pode posicioná-la na lateral, próximo à uma janela ou a uma sacada. Com a decoração certa, você terá ali o ambiente perfeito para criar um local de leitura e relaxamento pré e pós-sono.

Essa lareira de canto é também perfeita para os mais cautelosos e preferem mantê-la com um certo distanciamento dos móveis, sem perder o charme de ter um item desses no quarto. 

Explore a sua criatividade na hora de decorar esse cantinho com diferentes vasos, alguns livros e muitos outros objetos. Aproveite para apostar em outras alternativas decorativas como papéis de parede, paredes coloridas e, claro, diversos quadros que juntos podem compor o ambiente de forma descolada e muito interessante.

Seja para uma lareira elétrica ou tradicional com lenha, é necessário ficar atento a alguns fatores que dizem respeito à segurança do quarto. Primeiramente, tenha certeza que o seu quarto possui uma boa ventilação. Grandes janelas serão necessárias para deixar o ar circular no espaço depois do uso.

Sob hipótese nenhuma, deixe qualquer objeto inflamável perto da sua lareira de quarto quando ela estiver acesa. Isso vale para pequenos itens decorativos de madeira ou papéis,  e também para cômodos com tapetes, cantinhos com almofadas ou peças semelhantes com diferentes tecidos. 

Quando terminar de montar o seu quarto com lareira, use placas ou pequenas portas para te proteger e proteger também o local de algumas faíscas ou evitar um grande incêndio. Elas são facilmente encontradas no mercado em diferentes estilos, cores e tamanhos.

Para acompanhar mais dicas para decorações de ambientes, acesse nosso site!

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.