Qual a importância de dormir bem?

Qual a importância de dormir bem?

Compartilhe este post

A falta de sono à noite pode deixá-lo mal-humorado no dia seguinte. E, com o tempo, dormir pouco pode atrapalhar mais do que apenas o seu humor matinal. Estudos mostram que dormir com qualidade regularmente pode ajudar a melhorar todos os tipos de problemas, desde o açúcar no sangue até os treinos.

Veja a seguir por que você deve dar ao seu corpo o sono de que ele precisa!

Melhora o funcionamento do cérebro

Quando você estiver com pouco sono, provavelmente terá problemas em se agarrar aos detalhes e relembrá-los. Isso porque o sono desempenha um grande papel tanto no aprendizado quanto na memória. Sem dormir o suficiente, é difícil se concentrar e receber novas informações. Seu cérebro também não tem tempo suficiente para armazenar adequadamente as memórias para que você possa recuperá-las mais tarde.

O sono permite que seu cérebro se atualize para que você esteja pronto para o que vem por aí.

Ajuda a lidar melhor com as emoções

Outra coisa que seu cérebro faz enquanto você dorme é processar suas emoções. Sua mente precisa desse tempo para reconhecer e reagir da maneira certa. Quando você interrompe isso, tende a ter mais reações emocionais negativas e menos reações positivas.

A falta de sono crônica também pode aumentar a chance de ter um transtorno de humor. Um grande estudo mostrou que, quando você tem insônia, a probabilidade de desenvolver depressão é cinco vezes maior e as chances de ansiedade ou transtornos de pânico são ainda maiores.

O sono ajuda você a apertar o botão de reinicialização em um dia ruim, melhorar sua visão da vida e estar mais bem preparado para enfrentar os desafios.

Deixa o coração mais saudável

Enquanto você dorme, sua pressão arterial desce, proporcionando um descanso ao coração e aos vasos sanguíneos. Quanto menos você dorme, mais tempo sua pressão arterial permanece elevada durante um ciclo de 24 horas. A hipertensão pode causar doenças cardíacas, incluindo derrame.

O tempo de inatividade de curto prazo pode ter retornos de longo prazo.

Melhora o condicionamento físico

Se o seu esporte requer rajadas rápidas de energia, como luta livre ou levantamento de peso, a perda de sono pode não afetá-lo tanto quanto com esportes de resistência como corrida, natação e ciclismo. Mas você não está fazendo nenhum favor a si mesmo.

Além de roubar energia e tempo para a reparação muscular, a falta de sono esgota sua motivação, que é o que o leva à linha de chegada. Você enfrentará um desafio mental e físico mais difícil – e verá tempos de reação mais lentos.

O descanso adequado prepara você para seu melhor desempenho.

Deixa o açúcar no sangue mais estável

Durante a parte profunda e lenta do seu ciclo de sono, a quantidade de glicose no sangue diminui. Tempo insuficiente neste estágio mais profundo significa que você não terá aquele intervalo para permitir um reset – como deixar o volume alto. Seu corpo terá mais dificuldade em responder às necessidades das células e aos níveis de açúcar no sangue.

Permita-se alcançar e permanecer neste sono profundo, e você terá menos probabilidade de contrair diabetes tipo 2.

As necessidades de sono variam, mas, em média, dormir regularmente mais de 9 horas por noite pode fazer mais mal do que bem. Sua melhor aposta é dormir de 7 a 8 horas todas as noites para obter o máximo de benefícios para a saúde.

Este conteúdo foi útil para você? Siga nossas redes sociais e veja mais dicas sobre o assunto: Facebook e Instagram.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.