O coração e os prejuízos de dormir mal

Dormir mal e o coração

Compartilhe este post

Na última sexta-feira, 13 de março, comemorou-se o Dia Mundial do Sono. A data, que ainda segue sendo pouco divulgada, celebra a importância de um ato que vai muito além do descanso de todas as noites. Em função da rotina super atarefada, a gradativa redução nas horas de sono da população pode afetar a capacidade de aprendizagem e raciocínio do indivíduo, seu equilíbrio emocional e a saúde do seu coração.

Segundo o Dr. Pedro Genta, pneumologista do Serviço de Medicina o Sono do Hospital do Coração (HCor), “quando dormimos, há um momento de repouso do nosso sistema cardiovascular, no qual tanto a frequência cardíaca, quanto a pressão arterial são reduzidas. Esse processo é muito importante para a saúde do coração. Por essa razão é que diversos estudos mostraram que a privação do sono aumenta o risco de hipertensão arterial”.

Outro benefício causado por uma boa noite de sono é que dormir bem ajuda no fortalecimento do nosso sistema imunológico, já que auxilia na produção de anticorpos capazes de nos protegerem de diferentes doenças. Por isso, uma noite mal dormida ou uma redução do tempo que passamos dormindo pode afetar os processos fisiológicos que acontecem durante o sono.

O BRASIL E AS DOENÇAS DO CORAÇÃO

O infarto agudo do miocárdio, conhecido popularmente como ataque cardíaco, é responsável por mais de 15 milhões de mortes no mundo. No Brasil, essa fatalidade é a causa de morte de quase 100 mil brasileiros por ano.

O QUE DIZEM AS PESQUISAS?

O Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI) dos Estados Unidos, em publicação da revista Nature em março de 2019, divulgou um estudo que informa que a falta de sono é um problema de saúde pública, que afeta milhões de pessoas das mais diversas idades.

Nesse estudo, foi observada uma ligação até então desconhecida entre o cérebro, a medula óssea e os vasos sanguíneos, que parece evitar o desenvolvimento do endurecimento das artérias, conhecido por aterosclerose.

“Nós identificamos um mecanismo pelo qual um hormônio cerebral controla a produção de células inflamatórias na medula óssea, de uma forma que ajuda a proteger os vasos sanguíneos. Esse mecanismo anti-inflamatório é regulado pelo sono, e se divide quando você não dorme bem”, disse Filip Swirski, Ph.D., professor da Faculdade de Medicina de Harvard e principal autor do estudo.

AUMENTAR A QUANTIDADE DE SONO É SUFICIENTE? NÃO, A QUALIDADE É O SEGREDO PARA A SAÚDE DO CORAÇÃO

Dois grupos de pessoas foram acompanhados por um longo período: o primeiro é formado por que dormem mais de 8 horas por dia e outro que dorme entre 6 e 8 horas.

Após a observação, estudiosos relataram maiores índices de problemas cardiovasculares no grupo que dormia por mais de oito horas.

Pessoas que dormem mal e acabam tendo o sono fragmentado (ou seja, que acordam várias vezes durante a noite), necessitavam de 8 a 10 horas de sono e apresentaram aumento de infarto e acidente vascular cerebral, AVC.

MAS PORQUE ISSO OCORRE?

As doenças do coração apresentadas pelo grupo estudado, não foram causadas diretamente pelo excesso de horas na cama, mas sim, pela má qualidade do sono.

O aumento do estresse, pressão arterial e até o estímulo para a obesidade, causados pela frequente fragmentação do sono e a menor quantidade do sono profundo, amplificam o trabalho do coração e a possibilidade do aparecimento de doenças coronárias.

OS PERIGOS DA APNEIA DO SONO

Além de ser um dos maiores inimigos da boa qualidade do sono, esse distúrbio respiratório que acontece ao dormir, também está relacionado ao aumento dos riscos para o coração.

Mais do que “apenas” a interrupção do sono, a apneia pode elevar os níveis da pressão sanguínea, já que prejudica a oxigenação do sangue e a liberação de substâncias responsáveis pela vasoconstrição.

FIQUE ATENTO

O excesso de sono pode ser um sinal de alerta das noites mal dormidas e a ausência do descanso que nosso corpo precisa.

Porém, aqueles dias de preguiça e os fins de semana que demoramos um pouco mais na cama, não trazem riscos à saúde do coração. Deve-se ficar atento quando isso acontece de forma frequente e não esporádica.

 

Assim como uma dieta alimentar saudável e a prática de exercícios físicos, dormir bem é extremamente benéfico para o coração. Preste atenção aos sinais que seu corpo te dá, procure acompanhamento médico caso necessário e conte com a Mamãe Gansa a fim de garantir os itens necessários para ter todo o conforto que você merece na hora do sono.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.