Dicas para dormir bem no frio

Dicas para dormir bem no frio

Compartilhe este post

Quando o inverno chega, a dúvida sobre como dormir no frio começa a pairar na cabeça da maioria das pessoas. Afinal, além de essa estação trazer uma grande queda nas temperaturas (principalmente durante a noite), também faz com que os dias se tornem mais curtos, alterando o ciclo do sono e trazendo muita dificuldade para dormir.

A boa notícia é que, além de uma boa cama para dormir, existem mais algumas dicas preciosas que, se adicionadas ao nosso dia a dia, fazem com que se tenha uma excelente, confortável e quentinha noite de sono. 

Para saber quais são elas, continue a leitura a seguir e confira!

Aposte em bons cobertores

Além de ter bons colchões e travesseiros, cobertores de boa qualidade deixam a sua cama muito mais gostosa e quentinha para encarar esses dias mais frios. 

Os confeccionados em lã, flanela e microfibra são alguns dos principais modelos recomendados durante o inverno, pois retêm melhor o calor corporal, funcionam como isolante térmico e aquecem de maneira rápida e eficaz — sem deixar o conforto de lado.

Já para os alérgicos, as melhores opções são os cobertores de algodão. Os mais pesados e macios proporcionam um bom aquecimento e permitem várias lavagens sem danificá-los. Invista neles!

Alongue o corpo

É normal que a temperatura corporal diminua durante o sono, e um ambiente muito frio pode dificultar esse equilíbrio. A boa notícia é que um bom alongamento antes de dormir ajudará a elevá-la, equilibrando-a e proporcionando uma noite muito mais tranquila e relaxante. Veja como fazer:

  1. fique em pé com as pernas separadas na distância dos quadris;
  2. respire fundo e levante os braços em direção ao teto, esticando o corpo nessa direção o máximo possível;
  3. coloque os ombros para trás e leve o cóccix em direção ao chão;
  4. ao expirar, abaixe os braços de forma que fiquem ao lado do corpo;
  5. continue levantando e abaixando os braços, enquanto respira profundamente. Repita cada movimento de 10 a 12 vezes.

Use roupas adequadas

Ao contrário do que muita gente pensa, as noites mais frias não pedem roupas e pijamas extremamente quentes e pesados, mas peças confortáveis que permitam o movimento e não atrapalhem a qualidade do sono.

Os pés também sofrem com a queda na temperatura e a baixa circulação do sangue. As meias de lã ou de algodão mais grosso são excelentes opções para dormir no frio e deixá-los muito mais quentinhos. 

Aposte nelas!

Beba líquidos quentes 

Os chás quentes de camomila e erva-cidreira, além de aquecerem o corpo, relaxam e melhoram a qualidade do sono graças aos seus efeitos calmantes. 

O leite também é uma boa opção, pois alguns de seus nutrientes como o cálcio, a lactose, o triptofano e os hidratos de carbono têm grande efeito relaxante.

Não se esqueça de tomar pelo menos uma xícara dessas bebidas todas as noites para dormir muito melhor!

Aqueça o quarto

É possível evitar a entrada de ventos frios pelas frestas das janelas e portas com medidas simples, como o uso de cortinas escuras e pesadas — que devem ser mantidas abertas durante o dia, para aproveitar o calor do sol — e rolos de tecido feitos com lençóis ou toalhas.

Esses rolos, quando colocados aos pés das portas e nos pequenos espaços das janelas, evitam a passagem de ar frio e deixam o ambiente um pouco mais quente e confortável nessa estação. 

Tapetes também ajudam nessa missão e ainda evitam que você precise pisar no chão gelado ao levantar da cama.

Estas foram as principais dicas sobre como dormir no frio. Esperamos que você comece a segui-las o quanto antes e possa desfrutar de ótimas e quentinhas noites de sono!

E aí, gostou de saber como dormir no frio? Então, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais para que os seus amigos durmam bem no próximo inverno!

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.