Você está dormindo bem? É bom começar!

Compartilhe este post

Os principais benefícios de uma boa noite de sono

Dormir bem está entre os tópicos que mais atingem a população mundial, uma grande parcela de pessoas perdem o sono, ou passam a noite em claro desenvolvendo insônia e ouros problemas de saúde que comprometem o bom funcionamento do metabolismo.

Uma boa noite de sono pode ser o grande segredo para ter saúde e melhorar a qualidade de vida. Durante o sono nossa musculatura relaxa e vários hormônios importantes são produzidos e sintetizados pelo nosso organismo.
Quando você não consegue dormir não está sendo beneficiado pelo sono e seu corpo começa a apresentar sintomas de cansaço e muitas doenças podem se desenvolver quando alguém está dormindo menos do que o necessário para ter energia durante o dia.

Se você é uma dessas pessoas que tem problemas com o sono fique atento aos benefícios que uma boa noite de sono pode proporcionar para que você passe um dia mais sossegado.

Uma boa noite de sono melhora todas as funções do organismo, confira:

O sono melhora o sistema autoimune.
O sono fortalece o sistema imunológico evitando que você fique doente com facilidade, quando seu sistema imunológico está em baixa qualquer exposição pode lhe deixar doente, você fica mais exposto a ação de vírus e bactérias. Se quiser aumentar sua imunidade e manter seu organismo forte e protegido procure formas que te ajudem a dormir mais.

O sono ajuda a manter a boa forma.
O sono de má qualidade afeta a recuperação muscular diminuindo a força e a energia muscular afetando o desempenho das pessoas que realizam exercícios. Além disso, noites mal dormidas podem causar problemas como a obesidade.
Quem possui insônia acaba desenvolvendo uma deficiência na produção de um hormônio conhecido como grelina, esse hormônio estimula o apetite o que obviamente pode levar o indivíduo a ganhar peso caso esteja dormindo mal.

O seu humor melhora quando você dorme bem.
Uma boa noite de sono garante mais energia para o dia que está por vir, a pessoa sente-se mais disposta e bem humorada. Noites mal dormidas podem ocasionar problemas graves de saúde como a depressão e a ansiedade levando o individuo ao quadro de irritabilidade e intolerância.
O melhor a fazer quando perceber que seu humor está sendo afetado pelo sono é tentar fugir de distrações e relaxar o seu corpo.

Problemas cardiovasculares podem surgir em pessoas que dormem mal.
O sono ruim está ligado a problemas cardíacos, Ao dormir mal o corpo libera mais cortisol hormônio diretamente ligado ao estresse assim o coração acaba sendo obrigado a mito mais ao invés de estar descansando como deveria. Dessa forma surgem problemas cardíacos graves assim como problemas relacionados a pressão arterial.

Uma boa noite de sono melhora a concentração.

A ausência de sono diminui a disposição e consequentemente a concentração do indivíduo. A falta de concentração afeta vários aspectos da nossa vida como no trabalhando diminuindo o desempenho em tarefas simples, na hora de estudar e memorizar coisas importantes e até mesmo enquanto estamos no trânsito os níveis de concentração diminuem pela falta de sono e a possibilidade de um acidente é muito maior.

Todos esses fatores mostram que uma boa noite de sono é primordial para a nossa qualidade de vida, se você quer recuperar seu sono comece com medidas simples como:

• Evitar eletrônicos no quarto;
• Determinar um horário para dormir;
• Não consumir bebidas estimulantes à noite;

E se ainda assim o sono não melhorar procure um médico especializado para que o seu sono e a sua saúde melhorem.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.