Como fazer o bebê dormir tranquilo?

Compartilhe este post

Um dos maiores desafios dos pais é fazer com que seu bebê durma tranquilamente por longas horas. Durante a noite os pais fazem revezamento caindo de sono enquanto aquela gracinha parece não ter sono nenhum!

Ou então quando finalmente parece que ele adormeceu você está andando na pontinha dos pés para não acordá-lo e ele abre o berreiro e lá se foi sua noite de sono.

Sim, é difícil entender o mundo dos bebês e por que alguns extraordinariamente parecem não gostar de dormir.

Mas na verdade o que está por trás do sono do bebê pode ser a rotina a qual ele é exposto. Preste atenção em como está a rotina da família e os horários do bebê.

Os bebês precisam de uma rotina bem equilibrada para que possam dormir tranquilamente. Existem exceções, mas de um modo geral funciona.

 

 Nem excesso de barulho nem silêncio total.

Quando você faz da sua casa um santuário onde só reina o silêncio para que o seu bebê possa dormir tranquilo, ele jamais vai se acostumar a dormir com qualquer barulhinho que seja, e isso limita as suas atividades.

Já se você extrapolar em relação ao barulho ele também não vai dormir porque o barulho excessivo pode gerar estresse e irritabilidade.

Se você está se perguntando o que fazer então? Lembre-se do equilíbrio! Não é necessário que todos na casa fiquem em silêncio para que o bebê possa dormir tranquilamente, basta que o barulho não seja excessivo, o bebê precisa se adaptar aos sons a sua volta e em silêncio todo e qualquer barulho pode despertá-lo.

Quanto a falar alto demais, ligar televisão, colocar desenhos e musiquinhas tudo ao mesmo tempo pode estimular demais o bebê fazendo com que o sono desapareça totalmente. Alguns bebês ficam agitados e querem brincar ao invés de dormir, e outros acabam ficando irritadiços e estressados com o excesso de estimulo.

 

Horário para o bebê dormir tranquilamente.

Os bebês precisam de rotina, cuidado com as sonecas excessivas durante o dia, por que chegando a noite enquanto você precisa dormir seu bebê estará com energia a mil querendo brincar,

O ideal é controlar as sonecas diurnas e mesmo que ele fique meio manhosinho ao ser acordado essa medida ajuda a regular o sono do seu bebê.

Outro fator importante da rotina é que sim bebês devem ter horário para dormir. Entre as 19:00 e 20:00 é ideal que eles já estejam na cama, quanto menos estímulo  auditivo e visual, mais fácil o bebê vai dormir com tranquilidade.

 

Deixe o bebê dormir sozinho.

 

É claro que precisamos ficar alertas se o bebê estiver fazendo barulhos estranhos, mas aquele tradicional chorinho onde ele dá umas resmungadinhas não deve ser motivo para que você deixe a sua cama. Os bebês resmungam mesmo, e isso não quer dizer que ele esteja precisando que você vá verificar o que está acontecendo.

O que pode acontecer se você for ao quarto do seu bebê a cada resmungo é fazer com que ele acorde e perca o sono. Quando o bebê chorar ou chamar pela mamãe ou o papai o indicado é ir até o quarto dar uma olhadinha nele, mas não se deve tirar o bebê do berço. Cada vez que você pegar ele no colo ele vai aprender a conseguir um colinho sempre que quiser.

 

O bebê deve ter o seu próprio quarto.

Deixar que o bebê adormeça no colo ou na cama dos pais para depois colocá-lo no berço, pode confundir o bebê, afinal se ele dormiu no colo e acorda no berço obviamente vai estranhar, do mesmo modo que dormir junto com os pais e depois acordar sozinho no berço.

É comum que o bebê chore e fique assustado e acabe dando trabalho para se acostumar a dormir sozinho na sua própria cama.

Por mais que seja doloroso deixar o seu bebezinho sozinho no berço, é a melhor forma de acostumá-lo a dormir sozinho. A adaptação pode ser demorada, mas deixar o ambiente totalmente escuro, ou com luz ambiente pode ajudar, além de colocar musiquinhas estimulantes para o bebê e com o tempo ele vai acostumado a dormir sozinho tranquilamente sentindo a necessidade de dormir na sua cama e nos horários determinados na sua rotina.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.