Tudo o que você precisa saber sobre: Sonambulismo

Sonâmbulo

Compartilhe este post

Você já ouviu falar sobre o Sonambulismo?

Neste artigo falaremos um pouco melhor sobre o que é, quais são as causas, sintomas, se existe tratamento e quais as recomendações para evitar acidentes desastrosos!

Boa leitura!

O que é o sonambulismo?

Esse distúrbio do sono é considerado benigno e ainda não possui uma causa conhecida, se manifestando durante o estágio mais profundo do sono (não REM).

O sonambulismo se caracteriza pela realização de atividades motoras sem que a pessoa tenha consciência plena do que está fazendo, uma vez que parte de suas funções cerebrais continua adormecida, permanecendo num estado de transição entre sono e vigília.

Na maioria dos casos a pessoa não se lembra de ter acordado e essa interrupção do sono não demonstra sinais no dia seguinte como cansaço por exemplo.

Os casos mais comuns acontecem na infância até os 13 anos, quando as funções cerebrais ainda estão passando por transições e crescimento, mas pode afetar também adultos e idosos, se manifestando mais no sexo masculino.

Causas

Embora ainda não se saiba exatamente o que causa do sonambulismo, já foi identificado que o fator genético pode contar, bem como stress físico e mental e distúrbios psiquiátricos (depressão e ansiedade) e respiratórios (apneia do sono e asma).

Sintomas

O principal sintoma é o mais conhecido, andar dormindo, quase sempre de olhos abertos, porém sem expressão e realizar atividades como: comer, ir ao banheiro, se trocar, abrir portas e janelas, falar coisas sem nexo entre outras.

Certas atividades podem tornar-se perigosas uma vez que não há interferência direta do cérebro e as pessoas realizem essas atividades no “automático”, podendo se cortar ao utilizar utensílios cortantes e cair em escadas por exemplo.

Tratamento

Por se tratar de um distúrbio benigno, não existe um tratamento específico, sendo recomendado apenas em casos mais severos onde a pessoa corre risco de vida pelas atividades que realiza, ou a fim de evitar constrangimento para a pessoa, medicamentos que atuam sobre o padrão do sono como antidepressivos.

Recomendações

Se você convive com alguém que sofre desse distúrbio, ou se você mesmo sabe que perambula pela casa durante a noite, alguns cuidados são necessários para garantir a sua segurança.

  • Tranque portas e janelas e retire a chave da fechadura
  • Instale telas e grades de proteção nas janelas
  • Bloqueie os acessos a escadas
  • Guarde facas e tesouras em locais de difícil acesso
  • Retire móveis e outros objetos na passagem que possam causar acidentes

Ao contrário do que se acredita, os sonâmbulos podem ser acordados. No máximo ficarão confusos, o ideal é que sejam levados de volta para a cama para que continuem dormindo.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.