Sono x Obesidade: Como seu sono pode estar afetando a sua relação com a balança

Compartilhe este post

A qualidade de sono atualmente virou objeto de pesquisa de diversos distúrbios que acometem a sociedade moderna. O pior (ou melhor dependendo da qualidade do seu sono), a ciência tem descoberto uma relação cada vez maior entre eles.

Uma pesquisa da OMS revelou que em 2018 um em cada oito adultos eram obesos no mundo, no Brasil essa realidade é ainda mais alarmante, sendo um em cada cinco e essa realidade só tende a piorar se não fizermos nada a respeito.

O que diz a ciência?

Uma pesquisa da OMS revelou que em 2018 um em cada oito adultos eram obesos no mundo, no Brasil essa realidade é ainda mais alarmante, sendo um em cada cinco e essa realidade só tende a piorar se não fizermos nada a respeito.

Há quem diga que o motivo por trás destes números é a má alimentação, mas advinha quem tem o poder de regular a nossa fome? Isso mesmo, o SONO! As pessoas tem dificuldade de enxergar o sono como o bio-regulador que ele é, e muitas vezes o menosprezam, acreditando ser “normal” dormir mal e consequentemente acordar cansado.

A falta de sono diminui os níveis de um hormônio chamado leptina que é responsável no nosso organismo pela sensação de saciedade, e aumenta a produção de hormônios como grelina e cortisol, hormônios responsáveis pelo stress e aumento do apetite, afetando diretamente qualquer tentativa de controlar o peso.

O que pode estar atrapalhando sua boa noite de sono?

Os avanços tecnológicos e todas as facilidades que encontramos nos dias atuais, apesar de serem brilhantes e facilitar muito o nosso dia a dia, tem agido muitas vezes na contramão da saúde.

A diminuição no nosso nível de atividade física, (e aqui não falamos em academia, mas sim em atividade mínima de caminhar e subir escadas por exemplo) pode ser um grande vilão para uma boa noite de sono, afinal quem precisa se deslocar se é possível pedir comida com o toque dos dedos? Ou se por um app no celular você tem um carro disponível para te levar para onde quiser, da porta da sua casa ao seu destino final.

Estudos mostram que o contrário também é verdadeiro, tanto o sono ruim pode ativar os genes da obesidade, quanto a obesidade pode afetar a qualidade do seu sono.

O excesso de gordura dificulta o processo do corpo de adormecer e torna a tarefa de manter o sono estável ao longo da noite mais difícil, uma vez que o movimento que realizamos enquanto estamos dormindo também fica mais difícil e pode acontecer de acordarmos quando o realizamos.

Sabendo disso é importante que cuidemos dos dois lados, se preocupar com o sono e a alimentação, dessa forma estaremos tratando os dois maiores responsáveis pela manutenção do peso e da saúde.

Se o que está faltando para você conseguir melhorar suas noites de sono é uma cama confortável com travesseiros e edredons de qualidade, conheça nossa loja e encante-se com nossos produtos, ficaremos felizes em te ajudar nessa jornada!

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.