Sono na terceira idade, confira os segredos para dormir melhor

Como melhorar o sono na terceira idade

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Você sabia que conforme envelhecemos a produção do hormônio do sono, a melatonina, vai reduzindo e sofremos alterações no sono na terceira idade? Portanto, é comum que os idosos tenham que lidar com um sono irregular diariamente.

Além disso, o desejo de dormir começa mais cedo e as horas de sono são bem menores do que o normal. Ainda, é comum que alguns idosos acordem com mais frequência durante a noite.

Para evitar que a mudança de sono na terceira idade impacte a qualidade de vida, leia neste artigo, alguns segredos para dormir melhor. Confira!

Como melhorar o sono na terceira idade

 Por conta de alterações na rotina como a aposentadoria e o uso de medicamentos, o envelhecimento proporciona diversas mudanças no padrão de vida das pessoas.

Como todos esses fatores também alteram o padrão de sono, é bastante comum que os idosos reclamem de insônia e sonolência diurna. Deste modo, cuidar da higiene do sono é fundamental para que o momento de dormir seja prazeroso.

Para isso, é importante evitar sonecas durante o dia e alimentos muito calóricos durante a noite. Afinal, esse tipo de hábito prejudica o sono de qualquer pessoa e em qualquer idade.

Mas, o sono na terceira idade é o mais prejudicado já que os idosos têm um sono diferente, principalmente devido às modificações cerebrais que acontecem durante o envelhecimento e pela falta de atividades físicas.

Pelo fato de o sono ser uma consequência do cansaço durante o dia, como os idosos tendem a praticar menos atividades físicas e ainda tirar mais sonecas, o momento de dormir é bastante afetado.

Não apenas isso, mas outros fatores também prejudicam o sono na terceira idade como sobrepeso e problemas respiratórios. Nessa fase o sono se torna mais leve e em muitos casos não ultrapassam mais que oito horas diárias.

Aliás, com a alteração na sua rotina de sono, é comum os idosos ficarem ansiosos e dormirem menos. Contudo, o que importa mesmo é a qualidade do sono e não exatamente a quantidade de horas dormidas.

 

Leia também: Cobertor ou Edredom: qual é melhor e como escolher?

 

E para aprimorar a qualidade do sono, os idosos precisam manter um cuidado diário com a sua postura além de adotar hábitos saudáveis para dormir. Agora, confira outras dicas para que o sono na terceira idade seja melhor:

 

  • É importante ir para a cama apenas quando estiver cansado visto que os idosos têm um sono menos profundo e que é menos concentrado durante a noite;
  • Evitar consumir café e chás porque eles funcionam como estimulantes;
  • Manter a disciplina e procurar dormir no mesmo horário todos os dias;
  • Praticar atividades físicas durante o dia;
  • Evitar tirar sonecas;
  • Procurar dormir em um ambiente escuro e silencioso;
  • Evitar assistir TV na cama deitado;
  • Manter a temperatura do quarto agradável.

O travesseiro e o colchão também contribuem imensamente para a qualidade do sono na terceira idade. É fundamental usar produtos adequados para que a noite de sono seja renovadora e também um travesseiro que complete o espaço entre a cabeça e o colchão.

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