Sono do recém-nascido – Tire todas suas dúvidas

Compreendendo o sono do recém-nascido 

Compartilhe este post

Compreender completamente como é o sono do bebê, ainda é um grande mistério. Da mesma forma que os adultos têm as suas maneiras de dormir, o sono do recém-nascido também apresenta as suas particularidades.

Esta fase é uma das mais surpreendentes e não se compara com nenhuma outra da vida uma vez que nem na adolescência o ser humano se desenvolve tão rapidamente.

Sendo assim, continue a leitura deste artigo e entenda melhor como funciona o sono do recém-nascido. Boa leitura!

Compreendendo o sono do recém-nascido 

Ao observar o bebê enquanto dorme, você perceberá que ele tem o seu próprio jeito de dormir. Além disso, os recém-nascidos apresentam duas fases de sono. São elas:

 

  • Sono profundo 

Na fase do sono profundo, o recém-nascido apresenta uma respiração profunda e regular. O seu pequeno corpo fica relaxado e a postura mostra que ele se entregou totalmente ao seu sono.

Normalmente eles demostram uma feição tranquila enquanto as suas mãozinhas estão abertas. Além do mais, acordá-los nessa fase traz bastante incômodo.

 

Leia também: Sonambulismo – Como identificar e tratar este problema do sono

 

  • Sono ligeiro 

Nesta fase, apesar de o bebê estar com o olhinho fechado, se você notar bem irá perceber rápidos movimentos do globo ocular abaixo das pálpebras. As mãos ficam fechadas e a testa franzida.

O sono do recém-nascido é calmo e ele se movimenta pouco. Devido essas características o sono ligeiro é mais fácil de ser reconhecido e também é o melhor momento para despertá-los, se for o caso.

Para melhorar a qualidade do sono do bebê é fundamental proporcioná-lo um ambiente confortável, com pouca luz e até mesmo colocar músicas suaves para ele ouvir.

Ao promover algumas ações que o façam lembrar a fase tranquila do útero, eles ficam mais calmos. Ainda, aproveite para conversar com o bebê ou cantar suavemente para deixá-lo relaxado.

Por mais que criar um hábito para a criança seja necessário, durante os primeiros meses de vida é mais complicado visto que a sua rotina é baseada em trocas de fraldas e alimentação em horários marcados.

E em relação ao sono do recém-nascido em comparação com o bebê maior, o sono é diferente porque nos primeiros meses o ciclo é regulado de acordo com as sensações de fome e saciedade.

Ainda, o recém-nascido que se alimenta com leite materno geralmente acorda mais vezes do que a criança que recebe alimentos sólidos. O número de horas que um recém-nascido dorme varia, mas em média eles dormem 17 horas por dia.

No entanto, quando completam três meses de vida eles geralmente começam a se adaptar aos períodos de sono, ou seja, ficam mais tempo acordados durante o dia e a noite, dormem por mais tempo.

Dessa maneira, se você deseja criar hábitos de sono em seu bebê, pode ser interessante aguardar até o primeiro semestre.

Portanto, para garantir a tranquilidade do sono do recém-nascido, não deixe de conferir a nossa sessão exclusiva para bebês onde você encontrará produtos incríveis com preços especiais. Clique aqui e veja agora mesmo!

Acessórios para dormir melhor é no site da Mamãe Gansa, confira clicando aqui!

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.