Saiba qual é o horário ideal para a criança dormir

como definir o horário ideal para a criança dormir?

Compartilhe este post

Até chegar na fase adulta, as crianças estão, literalmente, em fase de crescimento e o sono é a chave para que esse desenvolvimento aconteça de maneira positiva, por isso é de suma importância criar um horário ideal para a criança dormir todos os dias.

Durante o sono, o corpo da criança libera o GH, que é o hormônio do crescimento, além de recompor as energias gastas durante o dia, junto com as funções cerebrais e para que isso aconteça da melhor maneira possível é necessário manter um horário ideal para a criança dormir.

Então como definir o horário ideal para a criança dormir?

Vamos ver daqui pra frente, acompanhe!

Conforme vai anoitecendo, nosso corpo naturalmente libera a melatonina, que é o hormônio do sono. Conforme citado no blog do Dr. Drauzio Varella, sua função é avisar o corpo que a noite está chegando e auxiliar nosso relógio biológico nos processos necessários para que possamos ter sono, dormir e relaxar o corpo.

Com isso, já é possível pensar no horário ideal para a criança dormir, pois assim que a noite cai, por volta das 19h30 é o horário que pode começar prepará-la para a hora do sono, de maneira que vá abaixando sua energia e reduzindo a agitação.

Claro que, não é bem uma regra a criança ter que dormir muito cedo, como se ás 20h ela já tivesse que estar na cama, na verdade o importante adaptá-la ao ritmo da família e encaixar a hora de dormir baseada na hora que ela precisa acordar, entre outras questões que veremos adiante.

Quanto tempo é ideal para a criança dormir?

A qualidade do sono não está necessariamente ligada a hora que ela dorme, mas sim a quantidade e a qualidade de seu sono, e para dormir a quantidade necessária é preciso seguir uma rotina de dormir e acordar sempre no mesmo horário ou aproximado.

Além disso, cada fase da vida da criança tem uma quantidade ideal de sono por noite, veja abaixo:

 

  • até 3 meses – de 11 a 19 horas de sono
  • até 11 meses – de 10 a 18 horas de sono
  • até 2 anos – de 9 a 18 horas de sono
  • até 5 anos – de 8 a 14 horas de sono
  • até 13 anos – de 7 a 12 horas de sono
  • acima dos 13 anos – média de 8 horas de sono

 

Com essas informações já é possível ter uma base para começar a criar a rotina de sono dela, mas o horário ideal para de fato colocá-la para dormir ainda depende de outras questões como: seus hábitos diários como em caso de quem pratica atividades físicas ou não, se tira cochilos durante o dia, seus hábitos alimentares, seu peso e por aí vai.

Sem uma rotina de sono definida, a criança pode desencadear irritação, hiperatividade, ansiedade, problemas de aprendizagem, memorização, concentração e até ganho de peso.

Se for preciso tirar cochilos durante o dia, que não ultrapassem 2 horas e preferencialmente que seja em um momento distante da hora de dormir.

Alimentos como refrigerantes, doces, café, comidas pesadas e gordurosas devem ser evitadas, ainda mais pouco antes de dormir e se a criança fizer birra, faça um acordo para que ela possa dormir um pouco mais tarde somente naquele dia,  espere ela se acalmar e tente novamente.

Lembre-se que o colchão, os travesseiros e todo o jogo de cama é essencial para garantir uma boa noite de sono, mas para isso você pode contar com a Mamãe Gansa para garantir a qualidade do sono das crianças.

De bebê a fase adulta, tudo o que é preciso para garantir que ela possa seguir o seu horário ideal de sono, você encontra em nossa loja virtual.

Fale conosco e confira!

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.