Roteiro de viagem por Campos do Jordão, Monte Verde e Gonçalves

Roteiro de viagem por Campos do Jordão, Monte Verde e Gonçalves

Compartilhe este post

No trajeto por Campos do Jordão, em São Paulo, Gonçalves e Monte Verde, em Minas Gerais, a névoa existente devido às baixas temperaturas encobre o topo das serras e garante um ar mágico a esta viagem.

De São Paulo a Minas Gerais, veremos três cidades singulares, algumas pouco conhecidas, que encantam pelas suas curiosas características. 

A bela Campos do Jordão, a pequenina Gonçalves, e a vila com influências alemãs, Monte Verde, são muito receptivas com uma jornada ditada pelo clima mágico das montanhas.

Acompanhe a leitura a seguir e saiba mais sobre os destinos!

Campos do Jordão

É a cidade onde o frio é sempre bem-vindo. A temperatura baixa, o clima montanhês e a arquitetura tipicamente europeia retiram dela qualquer característica tropical, sendo uma estranha no ninho paulistano. 

Para você conhecer o coração de Campos do Jordão, siga pela Av. Emílio Ribas até o bairro de Capivari. O local é um belo representante da cultura germânica com suas casas e lojas ao estilo enxaimel. Se você estiver na cidade no inverno, em Capivari, você circula de carro enquanto escuta os sons do Festival de Música Erudita.

A maior parte das atrações que ocorrem na cidade de Campos do Jordão se concentra neste bairro e você pode seguir viagem até Gonçalves seguindo pela Avenida Frei Orestes Girardi. Mas, antes, entre na Avenida Dr. Adhemar de Barros para conhecer o castelo ao estilo inglês chamado Palácio Boa Vista.

Gonçalves

O percurso até Gonçalves é realizado por rodovias que cruzam a todo o momento a fronteira entre Minas Gerais e São Paulo. A rodovia Monteiro Lobato, a primeira a ser pega, é estadual e você não terá que pagar nenhum pedágio enquanto estiver cruzando ela. 

A distância entre Campos do Jordão e Gonçalves é de 52 quilômetros e você pode fazer essa viagem de carro à 1h15.

Situada na Serra da Mantiqueira, Gonçalves é cercada por cachoeiras de beleza única e restaurantes que servem a deliciosa comida mineira. 

Podemos dizer que Gonçalves é como os mineiros: calma, cheia de encantos e apaixonante. Por ser bem pequena, você cruza a área urbana e rural a todo o momento, conhecendo os restaurantes caipiras e a flora exuberante. Para relaxar ou se aventurar, Gonçalves agrada a todos os motoristas.

Monte Verde

A próxima cidade do roteiro também se encontra em Minas Gerais. Para chegar até ela, você pode escolher entre seguir o mesmo trajeto até Sapucaí-Mirim e depois pegar a SP-050 ou conhecer novas cidades mineiras, o que iremos fazer neste roteiro. 

Ambos os caminhos têm quase a mesma distância, a diferença é de somente 20 quilômetros.

Monte Verde é uma cidade menos badalada que Campos do Jordão, mas é tão fascinante quanto. Com a mesma arquitetura europeia, Monte Verde é bem mais calma, tendo o charme de uma pequena vila situada aos pés da Serra da Mantiqueira. 

A cidade também tem a seu favor várias cachoeiras e montanhas para serem exploradas. Sua culinária local é uma mistura entre a alemã e a mineira, e este já é um ótimo motivo para encerrar a viagem e apenas aproveitar a tranquilidade interiorana.

Gostou do artigo? Leia também 24 horas em Campos do Jordão

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.