Qual a melhor posição para dormir? Veja aqui!

Compartilhe este post

Você dorme de costas, de lado ou de barriga? Você pode ter uma posição favorita para dormir ou pode mudá-la de vez em quando. E se você engravidar ou tiver certos problemas de saúde, a maneira como você dorme também pode mudar. 

Nesses casos, manter a postura correta para dormir pode fazer uma grande diferença na maneira como você se sente ao acordar. 

Você está escolhendo a melhor posição para dormir para sua situação?

Dormir de maneira errada pode causar ou agravar dores no pescoço ou nas costas. Também pode obstruir as vias respiratórias para os pulmões, causando problemas como a apneia obstrutiva do sono. Algumas pesquisas até sugerem que a posição errada para dormir pode fazer com que as toxinas sejam filtradas para fora de seu cérebro mais lentamente. 

Continue a leitura para saber como a maneira como você dorme pode afetar sua saúde de várias maneiras.

De barriga para baixo

Aproximadamente 7% das pessoas dormem de bruços. Isso às vezes é chamado de posição deitada. Pode ajudar a aliviar o ronco, deslocando obstruções carnudas de suas vias respiratórias. Mas dormir nessa posição pode agravar outras condições médicas.

O pescoço e a coluna não estão em uma posição neutra quando você dorme de bruços. Isso pode causar dores no pescoço e nas costas. Dormir no estômago pode colocar pressão sobre os nervos e causar dormência, formigamento e dor.

É melhor escolher outra posição para dormir se você dorme de estômago. Se você não consegue quebrar o hábito, apoie sua testa em um travesseiro para que sua cabeça e coluna permaneçam em uma posição neutra e você tenha espaço para respirar.

De costas

Dormir de costas também tem suas vantagens e desvantagens. Os especialistas em sono se referem a isso como a posição supina.

Vamos começar com as más notícias. Algumas pessoas que dormem de costas podem sentir dor lombar. Também pode piorar a dor nas costas existente, portanto, esta não é a melhor posição para dormir. 

Se você sofre de ronco ou apnéia do sono, dormir de costas também pode agravar essas condições. As mulheres também devem evitar essa posição durante o final da gravidez.

Há benefícios para a saúde em dormir de costas também. A cabeça, o pescoço e a coluna estão em uma posição neutra, portanto, é menos provável que você sinta dor no pescoço. Dormir de costas com a cabeça ligeiramente elevada com um pequeno travesseiro é considerada a melhor posição para dormir para azia.

De lado

A posição lateral para dormir é de longe a mais popular.

Esta posição pode ser boa para quem ronca, mas se você tem algumas formas de artrite, dormir de lado pode deixá-lo dolorido. Enrolar-se também pode impedi-lo de respirar profundamente, pois isso pode restringir o diafragma.

É possível que dormir de lado seja bom para o cérebro. Cientistas descobriram recentemente que nossos cérebros eliminam os resíduos mais rapidamente enquanto dormimos.

Se a posição em que você dorme influencia ou não essa remoção de resíduos, não está claro. Mas um estudo realizado em ratos sugere que dormir de lado pode limpar os resíduos cerebrais com mais eficiência do que outras posturas.

Como você percebeu, todas as posições possuem vantagens e desvantagens, o ideal é escolher aquela que você relaxa mais e se sente melhor, evitando sempre posições que possam te causar dor ou piorar quadros de saúde que você já apresenta.

Gostou das dicas? Confira mais em nosso site!

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.