Pós-operatório: saiba como dormir melhor nesse período

Compartilhe este post

Muitas pessoas que passam por procedimentos cirúrgicos mais invasivos encontram problemas em ter uma boa noite de sono.

Seja devido ao desconforto causado, ou pela dúvida em relação à posição correta, muitas pessoas acabam passando as primeiras noites do pós-operatório acordadas e, com isso, não possuem o descanso necessário para uma recuperação rápida e eficaz. 

Para você conseguir dormir com tranquilidade e conforto após os procedimentos cirúrgicos, listamos abaixo algumas dicas que garantirão o descanso merecido para o seu corpo. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Invista num colchão adequado

Para que não ocorra pressão em algumas partes do corpo, o que pode comprometer a circulação sanguínea, é preciso que o colchão seja, ao mesmo tempo, tão firme quanto macio ao toque. Se você estiver acostumado a um modelo mais duro, vale a pena investir em uma cobertura mais confortável ou mesmo em outro colchão. 

Para quem precisa ficar deitado por muito tempo, o ideal é escolher um modelo que não esquente. O látex é um material adequado, já que possui uma espuma mais fria e não costuma aquecer excessivamente. 

Tecidos de fibra natural e algodão são boas opções de revestimento externo do colchão, deixando sua superfície mais fresca. Também é interessante escolher lençóis semelhantes, para que eles contribuam com a temperatura.

Se atente a posição correta

É aconselhável que pessoas em recuperação de uma cirurgia durmam de barriga para cima, a menos que a operação tenha sido na região que estará em contato com o colchão nesta posição. 

Isso facilita a respiração, não causando pontos de pressão muito expressivos na pele. A posição também possibilita movimentos mais ágeis e fáceis, além de ser ideal para estimular a circulação. Quando sentir que é preciso se virar, tente ficar levemente de lado – isso alivia o corpo e não prejudica a área operada. 

Ficar levemente de lado é a posição mais recomendada para pessoas que não podem ficar de barriga para cima devido ao tipo de sua cirurgia. Nesse caso, elas devem tomar cuidado com o atrito na região de corte e evitar os impactos sobre ela. Sentar-se também deve seguir as mesmas indicações, já que o apoio e a pressão na porção afetada podem dificultar a recuperação. As recomendações acima são gerais e benéficas, mas é fundamental consultar um médico para saber os procedimentos corretos. As recomendações devem ser seguidas à risca, pois cada paciente possui necessidades e características diferentes.

Aposte em travesseiros confortáveis

Pessoas que fizeram cirurgias e estão com dificuldades para se movimentar sem auxílio devem dormir com um travesseiro alto, que facilita a respiração e ajuda a pessoa a se levantar com mais facilidade no meio da noite. Também é importante deixar travesseiros perto dos braços, para que eles ajudem na hora de dar impulsos e se mover confortavelmente. 

Travesseiros sob as pernas são essenciais para evitar inchaços, que tendem a ser comuns em quem precisa de um repouso por um longo período. Da mesma forma que os colchões, eles devem ter uma superfície macia e fresca, que não cause atritos com a pele. Evite peças com muitos bordados ou outros detalhes, pois os adornos podem enroscar na roupa de cama ou até mesmo arranhar a pele.

Está em busca de travesseiros, roupas de cama e outros acessórios que garantam noites de descanso agradáveis? Visite a loja da Mamãe Gansa e confira nossos produtos!

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.