Por que investir na decoração floral?

Compartilhe este post

As estampas florais são elegantes, clássicas e atemporais. Muito presentes na moda, elas também ganharam espaço na decoração do lar e são a aposta perfeita para casas ou apartamentos cheios de estilo e que não deixam de dar um toque extra de personalidade.

Engana-se quem pensa que elas são antiquadas ou ideais apenas para um estilo mais clássico. O seu romantismo pode ser facilmente refletido nos elementos decorativos da casa, creditando a cada um toque mais moderno, sutil ou vintage.

Se você precisa de inspirações e dicas de decoração com as estampas florais, confira abaixo as suas diferentes possibilidades decorativas. Elas com certeza trarão um ar mais colorido e fresco para o seu ambiente. 

A origem das estampas florais

As clássicas estampas florais surgiram há mais de dois mil anos. Alguns historiadores divergem na localização e creditam o seu surgimento à Índia, enquanto outros acreditam que ela surgiu na China. 

Elas chegaram à Europa levada pelos mercadores de tecidos em meados do século XVII. Difundiram-se principalmente nas regiões de Florença e Gênova. No início, suas estampas eram maiores, mas logo foram substituídas por um floral mais delicado e simples.

Foi no século seguinte, 19, que suas reproduções ganharam força, muito impulsionada pelo movimento artístico Art Nouveau. Suas estampas, então, ganharam ares graciosos, traços mais longos e suaves entrelaçamentos entre flores e folhagens. 

Esse estilo francês, também conhecido como “arte nova”, se inspirava e valorizava a natureza. Isso fez com que as flores e as suas estampas chegassem cada vez mais longe na arquitetura e também nas artes gráficas. 

Os diferentes estilos florais

Nos dias de hoje, as flores que compõem as estampas não são definidas apenas por um estilo. Essa forte tendência de decorações florais vai do romântico ao moderno, podendo passar também pelo folclórico, exótico ou pop. Conheça alguns desses estilos: 

Floral tradicional

O floral tradicional é um dos tipos de estampas florais. Sua forma é conhecida por possuir flores coloridas de tamanhos pequenos e médios, enquanto a sua base possui apenas um tom. As flores mais comuns retratadas nesse estilo são as rosas e as margaridas.

Maxifloral

A estampa, como o próprio nome já diz, possui uma imagem bem realista de diferentes tipos de flores e com tamanho ampliado. Geralmente é acompanhada de cores vibrantes e tons alegres.

Floral tropical

Os florais tropicais são mais um do diferentes tipos de estampas. Eles também apresentam desenhos realistas das flores, mas vêm geralmente acompanhados de folhagens, frutas e até mesmo alguns animais. 

Leia também: Gramado ou Campos dos Jordão: veja para onde ir 

Floral liberty

A estampa “liberty” ficou assim conhecida por causa da loja de departamento Liberty of London. Em 1920, a empresa começou a produzir florais delicados e miúdos. A padronagem pequena e muito romântica acabou se tornando um clássico.

Floral abstrato

Com borrões, traços livres e artísticos, o floral abstrato é ideal para dar um toque a mais de modernidade para a decoração. Apesar de diferente, seu estilo geralmente segue uma temática romântica.

Floral gráfico

Nesse estilo, a padronagem é feita com cores mais vivas e traços muito fortes. Esses desenhos valorizam os detalhes e os contornos de forma chapada e sem efeitos de luz e sombra. 

Usando as estampas florais na decoração de casa

Quando o assunto é decoração, as estampas florais têm um charme único, capaz de harmonizar completamente o ambiente. Sua presença poderá ser percebida e destacada nos detalhes, como em papéis de parede, quadros espalhados pelo local, cortinas, tapetes ou forros de mesa. 

Se deseja usar as estampas florais no décor, a capa de almofada é a opção perfeita. Delicadas, essas padronagens são ideais para complementar o cômodo de forma discreta. Além do sofá, experimente usar esse item também em poltronas de descanso, cantinhos de leitura e camas.

Incorporar ao quarto um jogo de cama floral vai transformar o espaço com muita personalidade. Experimente combiná-lo com almofadas, mantas e edredons. Você poderá também dar todo destaque a esse item, ornando a decoração ao redor com a estampa da vez em sua cama. 

A colcha floral também é uma ótima alternativa. Pode ser facilmente combinada com jogos de lençol lisos ou em um divertido mix de estampas, que poderá, inclusive, combinar diferentes tipos de florais. 

Dê um toque romântico à sua casa

O uso das diferentes estampas florais na decoração da sua casa vão te ajudar a imprimir todo o seu estilo nesse clássico encontro com a natureza. Além disso, elas serão responsáveis também por valorizar o décor de forma delicada.

Agora que você já sabe as diferentes ideias de estampas, navegue pelo site da Mamãe Gansa e descubra outros itens para compor a decoração da sua casa.

Temos também diversas opções para a sua cama que vão complementar o décor do seu quarto e ainda levar muito mais elegância e sofisticação para a sua casa e para a sua rotina. 

Gostou das dicas de ambiente floral? Confira mais em nosso site!

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.