O que você precisa saber sobre a Melatonina – o Hormônio do Sono?

Mulher dormindo

Compartilhe este post

Como o título entrega, a Melatonina é também considerada o hormônio do sono, responsável no nosso organismo por nos induzir ao sono, ligado ao nosso ciclo circadiano, organizando nossas funções quando estamos acordados e também durante o sono.

Além disso, ela é um antioxidante poderoso e combate os radicais livres que agridem nosso organismo.

Como a melatonina atua em nosso organismo?

Com o nascer do sol (a volta da claridade), a glândula pineal (responsável pela produção do hormônio) reduz a produção do hormônio, indicando ao corpo que é hora de acordar.

A noite o processo é o mesmo, ou pelo menos deveria ser, com a menor exposição à luz solar, a glândula começa a produzir uma maior quantidade do hormônio, indicando ao nosso corpo que é hora de dormir.

O pico de sua produção acontece durante o sono, sendo responsável não apenas por sua indução, mas a regularidade do sono. Seu nível é reduzido no início da manhã, sinalizando o momento de acordar.

O problema começa quando temos outras formas de exposição à luz, além do sol, como lâmpadas dentro de casa, uso constante de telas (tv, computador e celular), algumas pessoas podem ter uma menor produção do hormônio, gerando dificuldade de manter um sono regular.

Outros fatores que podem influenciar na produção de melatonina são:

  • Idade
  • Medicamentos específicos
  • Cegueira

Melatonina sintética e precauções

Devido à importância desse hormônio em nosso organismo, para essas pessoas que possuem dificuldade em sua produção, é possível que ele seja suplementado em sua forma sintética, desde que tenha acompanhamento médico e receita para comprar.

A melatonina tomada por conta própria pode acabar desregulando ainda mais o sono, mexendo mais no seu ciclo circadiano, ciclo responsável por funções como digestão, temperatura, estado de vigília e sono.

“A melatonina é muito interessante para vários distúrbios de sono, pode ser utilizada e ter um bom resultado sob orientação médica. Mas não é para todo mundo tomar sem orientação. Tem que ter indicação e acompanhamento, ao menos até que os estudos esclareçam seu funcionamento”, diz Magali Lumertz, pneumologista pediatra e especialista em medicina do sono do Hospital São Lucas da Puc-RS em entrevista ao Uol.

No Brasil esse hormônio ainda não é autorizado pela Anvisa para ser comercializado, sendo possível encontrar apenas em farmácias de manipulação.

Se você tem dificuldades para dormir, antes de ingerir qualquer tipo de medicamento ou suplementos, é recomendado que seja feita uma higiene do sono, onde você irá eliminar ou ao menos minimizar a exposição à luz no período da noite, além disso, fazer refeições mais leves e evitar consumo de substâncias estimulantes como cafeína e álcool podem trazer uma melhora significativa em sua noite de sono.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.