“Modo noturno” no celular e a qualidade do seu sono

modo noturno

Compartilhe este post

O “modo noturno” se tornou extremamente popular. A maioria dos smartphones possuem essa função nativa que, de forma simplificada, faz com que a luz da tela do aparelho fique mais amarelada. Mas para que isso serve?

A luz azul que normalmente é emitida pela tela dos celulares atrapalha a produção de melanina e com isso, interfere no sono. Então, o “modo noturno” tem como principal objetivo não atrapalhar o usuário a adormecer. Só que na realidade, não é bem assim.

O “modo noturno” e o cérebro

Um estudo conduzido e publicado por pesquisadores da Universidade de Manchester revelou que quando o assunto é dormir, o “modo noturno” é ainda mais prejudicial que a luz azul normalmente emitida. Por quê?

Isso ocorre, pois, as células oculares responsáveis pela detecção das cores enviam sinais biológicos ao cérebro para dizer se é noite ou dia e esses sinais se baseiam no tipo de luz recebida. Por isso, uma tela brilhante, independentemente da cor emitida por ela, faz com que a mensagem que chega ao cérebro é que ainda é dia, afastando a sonolência.

Outro ponto importante que o estudo revelou é que a luz amarela atrapalha ainda mais que a azul quando se trata de induzir o sono. Durante a pesquisa, os estudiosos projetaram um sistema de iluminação especial em ratos e foi constatado que a luz azul é menos prejudicial para o sono do que a luz amarela da mesma intensidade.

Essa descoberta também é corroborada pela própria natureza: a luz natural durante o dia é amarela, enquanto a luz do anoitecer é azulada.

Adoro utilizar o “modo noturno”. Devo parar?

O benefício principal do “modo noturno” é permitir uma leitura que é mais confortável aos olhos, por isso, muitas pessoas adotaram o uso da funcionalidade mesmo durante o dia, já que torna a utilização do celular menos cansativa aos olhos.

Além do modo noturno, as três dicas a seguir são capazes de minimizar os riscos da exposição à luz desses dispositivos:

1 – Uma boa postura na frente da tela melhora o rendimento visual;

2 – Lembre de piscar. Se o músculo ficar muito tempo parado, vai se cansar mais rápido e ressecar, causando incômodo;

3 – Faça pausas a cada 30 minutos e olhe para longe, em outra direção. Dessa forma, você irá alongar a musculatura dos olhos.

Os pesquisadores da Universidade de Manchester reforçam que o estudo ainda é preliminar e foi realizado apenas em ratos, dessa forma, ainda é necessário reunir mais evidências para que os resultados se confirmem em humanos.

Mas o que não dá para negar, é que dispositivos eletrônicos podem ser muito atrativos e enquanto nos distraímos online ou com jogos mobile, o tempo parece que passa cada vez mais rápido e permanecemos acordados durante a madrugada. Por isso, a melhor dica para adormecer e ter uma noite de sono de qualidade ainda é: deixe o celular de lado na hora de dormir.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.