Ler dá sono? Confira mitos e verdades

Ler dá sono: mito ou verdade?

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A vontade de ler um livro muitas vezes fica limitada pelo fato de milhares de pessoas sentirem que ler dá sono de uma forma incontrolável ao folhear as primeiras páginas antes de dormir.

Entretanto, não é o fato de ler um livro que causa sono. A verdade é que duas substâncias químicas agem no corpo de uma pessoa e faz com que ela se sinta sonolenta.

Neste artigo, vamos descobrir se realmente ler dá sono e citar algumas táticas para evitar que você não caia no sono na hora de ler o seu livro. Vamos lá!

Quais são as substâncias químicas que podem afetar a leitura?

 Quando uma pessoa fica muito tempo acordado, o corpo acumula adenosina no cérebro. Essa substância é acumulada ao longo do dia e quanto mais adenosina, maior será o sono. Ela proporciona nas pessoas um desejo incontrolável de dormir.

A segunda substância é a melatonina. Ela é a responsável por regular o sono e a sua secreção inicia-se na parte da noite, um pouco antes do horário que uma pessoa geralmente dorme. A melatonina é liberada quando o ambiente fica escuro. Quanto mais escuro é um ambiente, maior é a sua ocorrência.

 

Ler dá sono: mito ou verdade?

 

Como citado acima, duas substâncias são responsáveis por aumentar o sono durante a noite e por isso pensamos que ler dá sono. Mas, agora sabemos que isso é um mito. A verdade é que o estado de uma pessoa, combinado com o ambiente e o horário, afeta a sua leitura.

Veja agora algumas dicas para evitar o sono na hora de ler o seu livro:

Postura

Uma boa postura é fundamental na hora da leitura. Normalmente durante a noite, as pessoas querem mesmo é deitar na cama para ler o seu livro. Todavia, isso só vai aumentar mais o seu sono.

Evitar a cama e o sofá já é um bom começo e uma segunda dica é ler o livro por alguns minutos em pé até que o sono vá embora. Após isso, retorne a sua posição de leitura. Sempre sentado e não deitado.

 

Leia também: Músicas para dormir ajudam na qualidade do sono?

 

Iluminação

 Uma boa iluminação é um fator importantíssimo na hora da leitura. O ambiente com uma má iluminação além de prejudicar a leitura, causa sonolência.

Um ambiente escuro faz com que o cérebro produza melatonina, aquela substância citada acima que induz ao sono. Sendo assim, a única saída é deixar o ambiente bem iluminado. Primeiro, para não prejudicar a visão por conta da leitura em um ambiente escuro. Segundo, evitará que você durma no momento da leitura.

Horário

 Se for imaginar o cenário em que uma pessoa, após um longo e cansativo dia de trabalho, chega em sua casa e se deita confortavelmente na cama. Qual a conclusão? Um ambiente perfeito para dormir. Mais ainda se ela pegar o livro imediatamente e começar a ler.

Nesse caso, a melhor opção seria evitar a leitura, pois, a pessoa não ficará concentrada suficientemente no livro numa situação como essa. A dica seria dormir mais cedo e então acordar um pouco mais cedo para realizar a leitura porque o seu estado de atenção será bem maior.

Viu só? Apesar de ler dá sono, com alguns ajustes é possível diminuir os seus efeitos no momento da leitura. Escolha sempre livros com temas interessantes para lhe manter estimulado e evite ler deitado para não levar a sonolência. Até a próxima!

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