Fumar e a má qualidade do sono: qual a relação?

fumar

Compartilhe este post

Nos últimos anos, o Brasil se tornou o segundo país no mundo a cumprir as medidas para a redução do fumo indicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em 2006, a primeira edição da pesquisa realizada pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) mostrou que 15,7% dos brasileiros eram fumantes. Já em 2018, esse número caiu para 9,3%, significando uma redução de 40% em comparação com o percentual inicial.

Mesmo assim, os problemas de saúde com relação ao cigarro ainda estão presentes. Além dos males amplamente divulgados como desenvolvimento de doenças cardíacas, câncer e outros estampados na parte traseira das embalagens, você sabia que fumar afeta seu sono?

Por causa da nicotina, substância principal e responsável por fazer com que o cigarro seja viciante, fumar regulamente é capaz de atrapalhar o sono e causar danos permanentes.

A seguir, separamos seis motivos que demonstram como o cigarro arruína a qualidade do seu sono.

Fumar causa alterações no ritmo circadiano

Em 2013, um estudo do Centro Médico da Universidade de Rochester descobriu que fumar pode modificar genes de relógio presentes no pulmão e no cérebro, destruindo as esperanças de uma boa noite de sono.

Os camundongos utilizados como cobaias do experimento, foram expostos à fumaça de cigarro de forma aguda e crônica. Durante o estudo, os pesquisadores notaram uma ruptura significativa nos relógios circadianos naturais das cobaias, o que foi piorando enquanto a exposição ao tabaco aumentou.

Além da má qualidade do sono, as consequências da ruptura dos ritmos circadianos incluíram riscos de ansiedade, depressão e outros transtornos de humor.

Fumar aumenta o risco de desenvolver apneia do sono

Fumantes são 2,5 mais prováveis de desenvolver apneia do sono obstrutiva, o tipo mais comum de apneia do sono.

A apneia do sono obstrutiva é causada pelo colapso dos músculos na parte posterior da garganta durante o sono. Os fumantes sofrem dessa interrupção da respiração com uma frequência maior, pois a fumaça inalada irrita os tecidos da garganta e do nariz, ocasionando um inchaço que atrapalha o fluxo de ar ainda mais.

Fumantes apresentam dificuldade para adormecer e ficam inquietos pela manhã

A nicotina, causadora da dependência química do cigarro, possui ação estimulante e por isso, pode afetar a qualidade do sono.

Segundo um estudo realizado em 2013 e divulgado pela revista Men’s Health, para cada cigarro fumado perde-se 1,2 minuto de sono, em decorrência do estímulo e a abstinência causados pela nicotina.

Pessoas que costumam fumar duas horas antes de ir dormir apresentam dificuldade para adormecer, pois a nicotina afeta o ciclo natural do sono. E o desejo de fumar mais, a abstinência, chega antes do despertador tocar, deixando os fumantes agitados durante as manhãs.

A insônia e o hábito de fumar

Já foi divulgado que a insônia pode ser ocasionada por uma série de questões médicas, psiquiátricas e estilos de vida. Como a nicotina é um potente estimulante, pessoas que fumam têm maior probabilidade de desenvolver insônia se fumarem com frequência e perto do horário de dormir.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.