De quantas horas de sono um bebê precisa entre dia e noite?

Compartilhe este post

A dúvida sobre a quantidade de sono adequada para a criança é provavelmente uma das mais frequentes na cabeça de pais e mães do mundo inteiro. Para ter uma ideia geral, veja abaixo uma tabela com números de quantas horas de sono a média das crianças precisa em cada idade.

Só não se esqueça de que cada bebê é de um jeito, e alguns chegam a dormir até duas horas a mais ou a menos que os outros.

Idade Durante a noite Durante o dia Total
Recém-nascido 8h30min 8h30 (várias sonecas) 17h
1 mês 9h 8h (várias sonecas) 17h
3 meses 10h 6h (3 sonecas) 16h
6 meses 10h 5h (2 ou 3 sonecas) 15h
9 meses 11h 3h30min (2 sonecas) 14h30min
1 ano 11h 3h (2 sonecas) 14h
1 ano e meio 11h 2h30min (1 soneca) 13h30min
2 anos 11h 2h (1 soneca) 13h
3 anos 10h30min 1h30min (1 soneca) 12h

Os bebês necessitam de mais horas de sono do que os adultos. Crianças com menos de 3 meses costumam dormir o dobro de horas que os pais, sendo metade delas durante o dia.

Quando pequenos, os bebês não dormem de uma vez só, já que precisam acordar para mamadas frequentes. Aos poucos, vão ficando mais acordados durante o dia e dormindo mais horas seguidas à noite.

É normal um bebê acordar tanto à noite?

Sim, acordar durante a noite é uma parte natural do ciclo de sono de todos nós, incluindo os bebês. Normalmente, passamos por fases de transição entre a vigília e o sono, depois pelo sono leve, o sono com sonhos e finalmente o sono profundo. O processo inverso acontece até que voltemos a acordar (muitas vezes sem nem perceber).

Cada um desses ciclos dura aproximadamente uma hora e meia, e tanto adultos como crianças completam, em média, cerca de cinco deles por noite.

Geralmente, não chegamos a lembrar que acordamos porque costumamos simplesmente mudar de posição, nos reacomodar no travesseiro e voltar a dormir. No caso dos bebês (a partir de seis semanas), eles podem acabar despertando de vez por uma série de motivos. Se isso estiver acontecendo na sua casa, experimente:

  • Diferenciar a hora de comer matinal da noturna: Deixe a folia e o papinho para durante o dia, já que as mamadas da noite devem ser tranquilas, em preparação para o sono. Ajude o corpo do seu filho a entender a diferença entre dia e noite e a hora de brincar da de dormir.
  • Deixar o bebê pegar no sono sozinho: Sempre que possível, coloque o bebê no berço quando ele estiver sonolento, mas ainda acordado. Com o recém-nascido não dá para fazer isso, mas conforme a criança vai crescendo é uma preocupação útil.
  • Estabelecer um ritual para o sono da noite: Não precisa ser nada de complicado. Basta dar um banhinho, trocar a fralda, colocar o pijama, ler uma história ou cantar uma música. Você pode encerrar seja qual for o ritual no próprio quarto do bebê, se quiser reforçar que aquele é um lugar gostoso de ficar. Veja mais dicas para criar o ritual do sono.
  • Oferecer um objeto de estimação: São as famosas naninhas. Um ótimo jeito de transformar um pano ou um bichinho em um companheiro favorito é deixando-o primeiro próximo a você para que absorva o seu cheiro. O bebê tem um excelente olfato, e o seu cheiro pode ajudar a confortá-lo.
  • Compartilhar a responsabilidade de confortar o bebê: Na hora de mamar no peito não tem muito jeito, mas na hora de arrotar, por exemplo, o papai pode acalmá-lo também.

Sono do dia e sono da noite

Administrar o horário das sonecas do bebê é um elemento-chave para um bom sono de um modo geral. Se uma criança tira uma soneca muito longa ao final da tarde, isso pode prejudicar o sono da noite.

O melhor é reservar o começo da manhã e da tarde para as sonecas, e, à medida que seu filho crescer, deixá-las para logo depois do almoço, com um intervalo bem grande antes da hora de dormir à noite.

Fonte: https://brasil.babycenter.com/x1500233/de-quantas-horas-de-sono-um-beb%C3%AA-precisa-entre-dia-e-noite

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.