Conheça as Fases do Sono e Entenda como elas Influenciam sua Saúde

Compartilhe este post

Dormir é uma parte crucial de nossas vidas e entender as diferentes fases do sono pode nos ajudar a compreender melhor como ele afeta nossa saúde física e mental.

É válido dizer que nosso ciclo de sono é dividido em várias fases distintas, cada uma com sua própria função e importância.

Neste artigo, vamos abordar as fases do sono e suas influências na saúde. Leia todos os tópicos com bastante atenção e anote os trechos que você julgar mais importantes.

As fases do sono

Primeiramente, você precisa entender que as fases do sono são classificadas conforme a sigla REM, que quer dizer Rapid Eye Movement (movimento rápido dos olhos).

O ciclo completo de sono dura de 90 a 110 minutos e acontece entre 4 e 5 ciclos em um adulto, o que significa 8 horas de sono, em média

Logo abaixo, você vai compreender como o sono é dividido em fases e as características de cada uma delas.

Fase 1: sono leve (não-REM)

A primeira fase do sono é conhecida como sono leve. Durante esta fase, estamos entre o estado de vigília e o sono. Nossos músculos começam a relaxar e os movimentos oculares diminuem.

Esta fase é caracterizada por um sono superficial, onde é fácil ser despertado. O sono leve geralmente dura algo em torno de 5 a 10 minutos.

Fase 2: o começo do sono profundo (não-REM)

A segunda fase do sono é onde ocorre a transição para o sono profundo. Nesta fase, que pode durar entre 10 e 25 minutos, nossos batimentos cardíacos e respiração ficam mais lentos.

As ondas cerebrais também diminuem suas atividades, apenas o suficiente para você ser acordado caso receba algum estímulo.

Fase 3: sono profundo (não-REM)

A terceira fase do sono é onde começa o sono profundo de fato, ou seja, há uma grande dificuldade para a pessoa ser acordada.

Os músculos, a respiração, os batimentos cardíacos e as ondas cerebrais diminuem ainda mais suas atividades.

O sono profundo é essencial para a recuperação física e mental, e é nesta fase, que tem duração de 20 a 40 minutos, que o corpo libera hormônios importantes para o crescimento e a reparação dos tecidos.

Fase 4: onde começa o sono REM

A fase 4 do sono é conhecida como sono REM e começa, mais ou menos, 90 minutos após ter começado a dormir, além de durar cerca de 10 minutos. Aqui, ocorre a maior atividade cerebral durante o sono.

Os sonhos mais vívidos aparecem durante o sono REM, e é também quando acontece a consolidação da memória e o processamento emocional.

Além disso, durante o sono REM, os olhos se movem rapidamente de um lado para o outro, e a atividade muscular é suprimida para evitar que a gente se mova durante um sonho.

Leia este artigo também: Confira a Agenda de Eventos de Março de 2024 em Campos do Jordão

A importância do sono para a saúde

Enquanto dormimos, nosso corpo realiza uma série de processos de reparação e recuperação. Isso inclui a regulação do humor, a renovação celular, a restauração dos sistemas do corpo e afins.

Quando não dormimos o suficiente ou quando a qualidade do sono é comprometida, esses processos são prejudicados, o que leva a uma série de problemas de saúde, como aumento do estresse, baixa imunidade, ganho de peso e até mesmo doenças cardiovasculares.

Como as fases do sono influenciam a saúde?

Se não conseguimos passar por todas as fases do sono de maneira adequada, podemos experimentar uma série de problemas de saúde.

Por exemplo, a privação do sono profundo tem sido associada a um maior risco de obesidade, diabetes tipo 2 e hipertensão arterial.

Da mesma forma, interrupções no sono REM podem levar a dificuldades de concentração, irritabilidade e problemas de memória.

Aliás, alguns distúrbios do sono, como insônia e apneia do sono, interferem nas diferentes fases do sono e prejudicam nossa saúde de várias maneiras.

Por isso, é importante adotar hábitos saudáveis de sono e procurar ajuda médica se estiver com problemas para dormir.

Seu sono muito melhor com os produtos da Mamãe Gansa

A roupa de cama adequada e de qualidade pode te ajudar a ter boas noites de sono e o melhor lugar para encontrar estes produtos é na Mamãe Gansa.

Travesseiros, edredons e vários outros produtos estão disponíveis na loja oficial da Mamãe Gansa, que você pode acessar neste link.

Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Mamãe Gansa, produzimos sobre as fases do sono, qualidade do sono, roupas de cama e outros assuntos relacionados.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.