Como uma boa alimentação ajuda a dormir melhor?

Como uma boa alimentação ajuda a dormir melhor?

Compartilhe este post

Comer antes de ir para a cama pode deixá-lo agitado a noite toda, enquanto o sistema digestivo processa a comida.

É melhor evitar comer refeições pesadas à noite e se você vai fazer uma grande refeição, faça-a no meio do dia. É menos provável que você armazene as calorias extras como gordura porque seu corpo terá tempo para queimá-las e você terá menos probabilidade de ter azia.

Se você tiver azia à noite, converse com seu médico sobre modificações no estilo de vida ou medicamentos para azia para combater seus sintomas.

Quais alimentos e bebidas têm maior probabilidade de perturbar o sono?

Para uma melhor noite de sono, evite:

  • Alimentos ácidos. Mesmo alimentos saudáveis ​​como cebola, tomate, alho, frutas cítricas, chocolate amargo e hortelã-pimenta podem causar refluxo.
  • Álcool. Embora o álcool possa ajudá-lo a adormecer mais rápido, após esse período inicial, ele atrapalha seu sono. Não é recomendável álcool tarde da noite, especialmente para a qualidade do sono.
  • Cafeína. As bebidas com cafeína também são culpadas, portanto, limite o café, o chá e os refrigerantes após as 14h. Cuidado com alimentos e bebidas que contenham cafeína, como chocolate, sobremesas com sabor de café ou chocolate, refrigerantes e até café descafeinado.
  • Alimentos ricos em gordura. Isso inclui manteiga, queijo, cortes gordurosos de carne e qualquer coisa frita.
  • Refeições e condimentos apimentados. Evite pratos quentes e molhos para reduzir o risco de azia.

Quando parar de comer antes de dormir

Faça o melhor para jantar algumas horas antes de dormir.

Se jantar às 18h, coma o suficiente para ficar saciado, mas não muito cheio. Se você quiser algo doce, coma uma pequena porção logo após a refeição.

Ir para a cama com fome pode afetar negativamente o sono?

Por outro lado, ir para a cama com fome também pode atrapalhar o sono.

O ideal é que você coma o suficiente no jantar para mantê-lo saciado até a hora de dormir, mas se estiver realmente com fome, coma algo leve, como uma pequena tigela de cereal.

Se você quiser saborear algo antes de dormir, experimente algo que não tenha calorias e cafeína, como chá de ervas, ou de baixa caloria, como leite desnatado morno.

Uma dieta saudável pode melhorar o sono

Um plano de alimentação saudável e um bom sono andam de mãos dadas. Uma das melhores coisas que você pode fazer para dormir melhor é manter um peso saudável e seguir uma dieta nutritiva, pois o excesso de peso afeta seu sono geral porque pode levar ao ronco e à apneia do sono.

As dicas foram úteis para você? Leia também Como dormir melhor no calor?

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.