Como escolher as melhores cores de parede para sua casa

Compartilhe este post

Está pensando em pintar a casa? Já sabe como será? Se ainda não tem ideia de quais são as melhores cores de parede para sua casa, estamos aqui para ajudar! Sabemos que mudar as cores traz uma atmosfera e uma cara completamente novas aos ambientes e, exatamente por isso, é necessário ter muita atenção para não se arrepender das escolhas. Separamos algumas dicas para te ajudar a não cometer erros.

O que você deve considerar antes de escolher as cores de parede

Antes de mais nada, é muito importante é iniciar seu planejamento de cores de parede pensando no círculo cromático: utilizando um deles você parte de uma cor principal e, a partir dela, pode escolher tons que conversem bem entre si. Observando o círculo, você notará que existem cores que estão bastante próximas uma da outra. Essas são as chamadas cores análogas. Escolher combinações de cores análogas é uma ótima opção caso a ideia seja para ambientes com toque de sofisticação e tranquilidade, já que não há diferenças muito grandes entre elas – é o que acontece, por exemplo, com combinações do tipo verde e azul ou amarelo e laranja. Por outro lado, escolher as cores opostas, assim chamadas por estarem em oposição no círculo, é uma boa ideia para criar ambientes com mais energia e descontraídos. Um bom exemplo de combinação de cores opostas pode ser amarelo e roxo.

Uma outra dica muito importante quando se vai escolher cores de parede é considerar a utilidade do cômodo em questão. Sabemos que deferentes cores atuam de formas diferentes em nosso cérebro, causando, por isso, sensações distintas. Para que você não se perca nesse ponto, daremos algumas dicas de quais cores são indicadas para quais ambientes:

  • Escolha o azul para quartos, banheiros ou salas, já que ele se relaciona à calmaria;
  • Aposte no vermelho, forte símbolo de força, para criar uma atmosfera convidativa aos ambientes;
  • Considere o violeta em tons claros quando quiser destacar a delicadeza e em tons mais escuros para sugerir a sensação de luxo;
  • Pense no verde como boa opção para ambientes em que reuniões mais formais acontecem. Esta cor, além de remeter ao equilíbrio, auxilia na promoção da concentração.

A importância da escolha certa

Escolher as cores de parede vai bem além do que muitos imaginam. Por este motivo é de muita importância que as opções mais adequadas sejam sempre escolhidas. É a partir dessas cores que todo o restante da decoração será decidido, é por elas que podemos dar mais vida ou sugerir e causar sensações naqueles que ocupam o ambiente. Mesmo que seja um tanto trabalhoso, planejar quais serão as cores de parede pode também ser bastante divertido. Analisar o círculo cromático e pensar em quais combinações são possíveis é tarefa que, quando feita em conjunto com o grupo de pessoas que estará no ambiente, vale muito a pena.  O mais importante é não ter medo de se arriscar no mundo das cores!

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.