Coleta Seletiva inicia em fevereiro na cidade de Campos do Jordão

Coleta Seletiva

Compartilhe este post

Uma das novidades da Parceria Público Privada (PPP), que agora faz a gestão da limpeza urbana e coleta do lixo, é a coleta seletiva, que começa na próxima segunda-feira (1).

Para dar conta do trabalho, o caminhão de coleta irá percorrer os bairros em dias pré-determinados, sempre das 7h às 15h.

Os resíduos reciclados coletados irão para a Central de Triagem, onde funciona a Associação Recicla Mais e será distribuída a outros recicladores, contemplando assim, toda a cadeia produtiva da reciclagem, conforme previsão do Plano Nacional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

PPP do LixoAo todo, a empresa vencedora deverá investir cerca de R$ 33.083.756,18, na coleta e destinação de resíduos, inclusive recicláveis. O pagamento mensal será feito por um fundo, composto de receitas municipais e também da taxa de lixo. O custo ao município será o mesmo que o ano passado, ou seja, cerca de R$ 6,7 milhões ao ano.

A empresa vencedora da concorrência já trocou os cinco caminhões que fazem a coleta e adquiriu outros dois para os reciclados. Também já houve troca de mais de 100 caçambas de lixo, em toda a cidade.

Porque reciclar?

Lixo é todo e qualquer resíduo sólido que resulta das atividades diárias do homem em sociedade. Porém, a definição de lixo é relativa, pois um material pode ser classificado como lixo para alguns e ao mesmo tempo, ser aproveitável para outros.


Em Campos do Jordão, são coletados em média 40 toneladas de lixo, ao mês. Isso representa cerca de 0,800kg/dia por habitante da cidade.

A reciclagem é uma forma de tratamento em que o lixo se torna matéria prima a ser reaproveitada.

Ao criar a Coleta Seletiva de Lixo, visando coletar de forma diferenciada os resíduos sólidos que podem ser reciclados, a Prefeitura ajuda o meio ambiente, fortalece os recicladores e ainda faz com que haja, paulatinamente, redução no volume do Lixo que vai para o aterro, diminuindo custos.

Confira os dias de coleta e faça a sua parte:

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.