Apneia do sono em crianças: saiba como identificar

Quais são os sintomas da apneia do sono em crianças? 

Compartilhe este post

Apesar de ser um problema comum entre os adultos, a apneia do sono em crianças também é muito comum. Porém, pelo fato de ser uma obstrução da garganta durante o sono, esse problema costuma não ser identificado durante a infância.

A apneia é um distúrbio respiratório bastante comum e acontece quando a respiração é bloqueada fazendo com que a pessoa fique sem ar e consequentemente venha a roncar.

Sendo assim, é importantíssimo que os pais se atentem a alguns sintomas da doença para poder identificá-la o quanto antes nas crianças, pois pode prejudicá-las em diferentes aspectos.

Neste artigo, vamos falar sobre a apneia do sono em crianças, como identificar e qual o tratamento indicado. Acompanhe!

O que é apneia do sono? 

As causas dos distúrbios são muitas, mas geralmente acontece devido a ampliação das amígdalas e adenoides que causam o bloqueio do caminho do ar.

A apneia do sono geralmente é associada à obesidade, diabetes, pressão alta, ataques cardíacos e até mesmo pelo histórico familiar. Além disso, algumas pesquisas já a relacionaram com doenças cardiovasculares, depressão e câncer.

Quais são os sintomas da apneia do sono em crianças? 

O principal é o ronco que pode ser baixo ou alto. Entretanto, outros sintomas podem surgir como sons na respiração, dificuldade para inspirar e respirar, sono turbulento, urinar na cama, entre outros.

Além do mais, quando o sono é prejudicado, principalmente por conta dos sintomas citados, a apneia do sono em crianças pode afetar o seu aprendizado e o desenvolvimento físico e mental.

 

Leia também: Músicas para dormir ajudam na qualidade do sono?

 

Como é efeito o diagnóstico? 

Da mesma forma que é feito em adultos, a análise é realizada a partir da polissonografia. O exame é feito no momento em que a criança dorme através de sensores que capturam os episódios de apneia, os batimentos cardíacos, entre outros.

Qual o tratamento indicado?

 Para curar a apneia do sono em crianças poderá ser indicado primeiramente perder peso, mudar a posição de dormir e em caso mais extremos, será necessário optar por opções cirúrgicas como a remoção da amígdala e a adenoide. Nesse caso, a cura para a apneia pode ser definitiva.

Ainda, o tratamento poderá ser realizado com medicamentos como é o caso dos corticoides nasais, cirúrgicos ou ortodônticos.

Quais são as consequências?

Além de prejudicar o aprendizado, a apneia do sono também pode prejudicar o crescimento, provocar alterações cardiorrespiratórias. Também pode ocasionar a redução da produção do hormônio do crescimento o que afeta a sua evolução física.

Viu a importância do tratamento da apneia do sono em crianças? Essa doença pode prejudicá-las em diferentes formas, mas quando o tratamento é feito, acontece melhoras expressivas na qualidade do sono e ainda no seu aprendizado.

Além de nossas dicas, temos diversos produtos que ajudam as crianças a dormirem melhor na Loja Virtual da Mamãe Gansa, clique aqui e confira!

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.