Apneia do sono em crianças: saiba como identificar

Quais são os sintomas da apneia do sono em crianças? 

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Apesar de ser um problema comum entre os adultos, a apneia do sono em crianças também é muito comum. Porém, pelo fato de ser uma obstrução da garganta durante o sono, esse problema costuma não ser identificado durante a infância.

A apneia é um distúrbio respiratório bastante comum e acontece quando a respiração é bloqueada fazendo com que a pessoa fique sem ar e consequentemente venha a roncar.

Sendo assim, é importantíssimo que os pais se atentem a alguns sintomas da doença para poder identificá-la o quanto antes nas crianças, pois pode prejudicá-las em diferentes aspectos.

Neste artigo, vamos falar sobre a apneia do sono em crianças, como identificar e qual o tratamento indicado. Acompanhe!

O que é apneia do sono? 

As causas dos distúrbios são muitas, mas geralmente acontece devido a ampliação das amígdalas e adenoides que causam o bloqueio do caminho do ar.

A apneia do sono geralmente é associada à obesidade, diabetes, pressão alta, ataques cardíacos e até mesmo pelo histórico familiar. Além disso, algumas pesquisas já a relacionaram com doenças cardiovasculares, depressão e câncer.

Quais são os sintomas da apneia do sono em crianças? 

O principal é o ronco que pode ser baixo ou alto. Entretanto, outros sintomas podem surgir como sons na respiração, dificuldade para inspirar e respirar, sono turbulento, urinar na cama, entre outros.

Além do mais, quando o sono é prejudicado, principalmente por conta dos sintomas citados, a apneia do sono em crianças pode afetar o seu aprendizado e o desenvolvimento físico e mental.

 

Leia também: Músicas para dormir ajudam na qualidade do sono?

 

Como é efeito o diagnóstico? 

Da mesma forma que é feito em adultos, a análise é realizada a partir da polissonografia. O exame é feito no momento em que a criança dorme através de sensores que capturam os episódios de apneia, os batimentos cardíacos, entre outros.

Qual o tratamento indicado?

 Para curar a apneia do sono em crianças poderá ser indicado primeiramente perder peso, mudar a posição de dormir e em caso mais extremos, será necessário optar por opções cirúrgicas como a remoção da amígdala e a adenoide. Nesse caso, a cura para a apneia pode ser definitiva.

Ainda, o tratamento poderá ser realizado com medicamentos como é o caso dos corticoides nasais, cirúrgicos ou ortodônticos.

Quais são as consequências?

Além de prejudicar o aprendizado, a apneia do sono também pode prejudicar o crescimento, provocar alterações cardiorrespiratórias. Também pode ocasionar a redução da produção do hormônio do crescimento o que afeta a sua evolução física.

Viu a importância do tratamento da apneia do sono em crianças? Essa doença pode prejudicá-las em diferentes formas, mas quando o tratamento é feito, acontece melhoras expressivas na qualidade do sono e ainda no seu aprendizado.

Além de nossas dicas, temos diversos produtos que ajudam as crianças a dormirem melhor na Loja Virtual da Mamãe Gansa, clique aqui e confira!

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2020 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.