5 ideias de passeios em Campos do Jordão

Compartilhe este post

Campos do Jordão é, sem dúvidas, um dos principais destinos paulistas – ou, indo além: do Brasil – para quem deseja conhecer uma nova cidade e ter contato com a natureza, ao mesmo tempo em que desfruta de um clima mais frio.

A região possui influências da cultura europeia em sua arquitetura alpina, gastronomia e atrações, sem contar que é cercada por montanhas verdes que contribuem para a melhor experiência possível.

Isso nos leva a um dos principais motivos que atraem tantos turistas a Campos: a possibilidade de viver grandes aventuras nas montanhas, como fazer trilhas, andar de esqui (em épocas extremamente frias) e atividades como rapel, tirolesa e passeio de cavalo.

Mesmo as crianças podem se divertir em trilhas menores, fazer escaladas e alugar bicicletas para um passeio em família.

Em outras palavras, Campos do Jordão é um destino para todos os gostos e idades, e opção para aproveitar o tempo de estadia no local não faltam.

É por essa razão que elaboramos este artigo, com as principais informações e dicas de passeios para serem feitos na cidade. Para saber mais, continue na leitura!

Qual a melhor época para visitar a cidade?

Como mencionamos, Campos do Jordão é uma cidade com uma infinidade de atrações, portanto, pode ser visitada o ano inteiro. Contudo, é durante o Festival de Inverno, que acontece no mês de julho, que a cidade realiza uma série de festas e programas temáticos.

A união das temperaturas mais baixas com as férias escolares fazem com que os ambientes fiquem bastante movimentados, por isso, até o mês de agosto, esta é considerada a alta temporada em Campos e uma das opções para visitar o local.

Mas é preciso colocar na ponta do lápis os custos com a hospedagem, que pode ser um pouco mais cara neste período. Sem contar o trânsito de pessoas e carros, mesmo se tratando de uma cidade pequena.

Nestes casos, é possível optar por outros períodos para encontrar Campos do Jordão mais vazia, em meses da meia estação, como:

  • Maio;
  • Outubro;
  • Dezembro;
  • Dias mais quentes.

Essas são opções para quem quer fugir dos altos preços e de ambientes muito cheios, com a possibilidade de usufruir da programação da cidade sem sofrer com o calor do verão. 

Mas, independentemente da época do ano escolhida, a cidade continuará linda e acolhedora para seus visitantes, e não faltam passeios para curtir durante a estadia por lá.

Onde se hospedar em Campos do Jordão?

Antes de mais nada, é necessário considerar o meio de transporte utilizado para se deslocar na cidade. Se estiver sem carro, uma opção é se hospedar no Capivari, em que há mais possibilidades de passeios e atividades a pé.

Caso possua carro próprio, uma alternativa é ficar mais afastado do Centro da cidade, já que os deslocamentos são mais simples e ainda é possível aproveitar a tranquilidade proporcionada pela vista montanhosa.

A cidade conta com uma variedade de opções para acomodação, e as principais delas são:

  • Chalés;
  • Pousadas;
  • Hotéis.

Para cada sugestão, indicamos considerar o tipo de experiência que deseja ter enquanto fica em Campos do Jordão, bem como o quanto poderá gastar com hospedagem, especialmente ao considerar os altos preços na alta temporada.

Além disso, procure fazer a reserva de sua acomodação com antecedência, para garantir um bom custo-benefício, além do melhor local para estadia. Apenas algumas semanas antes da viagem já são o suficiente para isso.

Passeios incríveis em Campos do Jordão

Até aqui, já deu para entender que Campos do Jordão é uma cidade repleta de atrações, seja qual for o período do ano em que você vai visitá-la.

Dois ou três dias são o suficiente para aproveitar ao máximo as principais programações, por isso, para que você possa desfrutar de muitas atividades em pouco tempo, separamos esta lista com algumas ideias de passeios:

1 – Tirar uma foto no Portal de Campos do Jordão

Essa é considerada uma parada obrigatória para todo visitante de Campos do Jordão. Fica situada logo na entrada da cidade, por isso é considerada um verdadeiro cartão-postal.

O Portal foi construído em enxaimel, que é uma técnica europeia em que as vigas de madeira são colocadas em posição horizontal, vertical ou inclinada, e os espaços são preenchidos com outro material, deixando a entrada mais convidativa.

2 – Passear no Capivari

É no Capivari que estão situados os principais comércios, além de cafeterias, cervejarias como a Baden Baden, diversas lojas e o Boulevard Geneve, que é uma viela de edifícios construídos com a mesma técnica do Portal, o enxaimel.

Por essa razão, o Capivari é considerado o grande centro turístico de Campos do Jordão, e é uma excelente alternativa para realizar passeios ao ar livre e fazer algumas compras.

Ademais, é lá que ficam localizadas a Igreja de São Benedito e a Praça da Concha Acústica, lugar que recebe apresentações musicais aos finais de semana e durante o Festival de Inverno.

3 – Conhecer o Amantikir

Mais uma opção de passeio ao ar livre, principalmente em um dia de sol, o Amantikir possui jardins bem cuidados que vão conquistar qualquer amante da natureza.

A entrada é paga, e para quem deseja conhecer as espécies de plantas e flores encontradas no local, além de sua história, há ainda a opção de visitas guiadas.

4 – Ir ao o Palácio Boa Vista

Em 1964, o Palácio Boa Vista foi inaugurado para ser a residência oficial do Governo de São Paulo, e hoje é atração turística de Campos do Jordão, sediando eventos.

Para quem se interessar em conhecer mais de sua história e dependências, a entrada é gratuita e é possível participar de visitas guiadas.

5 – Fazer um passeio de bondinho na Estrada de Ferro

Nossa última dica não poderia deixar de ser o passeio de bondinho turístico da cidade, que parte da Estação Emílio Ribas e vai até a Vila Abernéssia e percorre quatro quilômetros ou até o Portal de Campos do Jordão.

Essa é uma opção interessante para conhecer a cidade e todo o seu histórico, em uma viagem que dura 50 minutos.

Veja mais: Saiba o que não fazer em Campos do Jordão

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.