11 benefícios de uma boa noite de sono

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Dormir com qualidade é o melhor medicamento possível. Uma boa noite de sono dá mais energia, ajuda a diminuir o estresse e melhora o bem-estar em geral.

Já o débito de sono afeta todas as funções do corpo, da memória e do estado de espírito, explica Shalini Paruthi, uma especialista em sono da Academia Americana de Medicina do Sono.

Caso você ainda não esteja convencido disso, a especialista apresenta 11 benefícios do sono. Confira:

1) O sono mantém seu coração saudável
“A má qualidade do sono está associada a problemas de saúde no coração, de pressão alta a ataques cardíacos“, diz Paruthi. Aqui está o motivo: uma noite mal dormida pode levar a um aumento nos hormônios do estresse como o cortisol. O aumento nos hormônios de estresse obriga seu coração a trabalhar mais e aí ele não tem o descanso que necessita”, explica o especialista.

2) Ajuda a prevenir os quilinhos extras
Uma boa noite de sono não irá necessariamente resultar na perda de peso, mas pode mantê-lo longe de ganhar alguns quilos extras. A insônia sobe a produção do hormônio grelina, que estimula o apetite, explica o especialista de sono Michael Breus, autor do livro “The Sleep Doctor’s Diet Plan” (O Plano de Dieta do Sono do Doutor, em tradução livre). “A insônia também leva a uma diminuição do hormônio leptina“, diz Breus. Mais propenso ao stress e com menos energia, a falta de sono reduz a sua capacidade de evitar alimentos não saudáveis.

3) Uma boa noite de sono reduz suas chances de bater o carro
Falta de sono reduz a capacidade de concentração. Portanto, “dirigir um carro quando você está com sono é tão perigoso quanto dirigir bêbado”, diz Paruthi. Pessoas que dormem regularmente por seis a sete horas por noite são duas vezes mais propensas a entrar em um acidente do que aquelas que costumam dormir por pelo menos oito horas, diz um estudo da Fundação AAA para Segurança no Trânsito.Durma menos de cinco horas, e as chances de um acidente quadruplica, informa o estudo.

4) O sono fortalece o sistema imunológico
Quer ficar de fora da lista de lesões e ficar menos doente? Crie o hábito de descansar com qualidade para manter em “boa forma” as células e proteínas de seu sistema imunológico. Isso melhora a sua capacidade de derrotar os resfriados, a gripe e outras infecções. O sono tambémdeixa as vacinas mais eficazes. Depois de ser vacinado, pessoas comproblemas de sono não desenvolvem a mesma resposta de anticorposdo que pessoas bem descansadas, e isso as deixam mais suscetíveis“, diz Paruthi.

5) Uma noite mal dormida pode colocar seu emprego em risco
Enquanto uma boa noite de sono está ligada a uma melhorconcentração e melhora do desempenho cognitivo,  uma noite sem dormir faz com que você se sinta disperso e sem foco no dia seguinte.Isso coloca o seu emprego em risco. Você está mais propenso a cometer erros no trabalho, por exemplo, mas menos propenso a corrigi-los”, explica.

6) Uma boa noite de sono melhora seu desempenho sexual
Uma noite bem dormida mantém os níveis de testosterona alto, previneproblemas de ereção e garante que você nunca fique exausto demaispara o sexo. Se você não dorme bem, a qualidade do sexo pode cair. Pesquisas mostram que os homens que dormem menos de seis horastodas as noites têm níveis mais baixos de testosterona, explica Paruthi,e baixo nível de testosterona pode “afundar” o desejo sexual.

7) Um bom sono previne dor de cabeça
A privação do sono ajuda a aumentar a dor de cabeça, e faz você ser menos capaz de lidar com o estresse e ansiedade.

8) O sono ajuda a manter a boa forma
Dormir com qualidade é umsuplemento” esportivo da natureza, melhorando a sua velocidade, a coordenação, tempo de reação erecuperação muscular. Dormir mal atrapalha o seu desempenho na academia. Um estudo de 2013 de um instituto chamado Journal of Strength and Conditioning Research descobriu que a privação do sono reduz a força do músculo e a energia, especialmente se o treino for no final da tarde.

9) O sono melhora o humor
Pense na última vez em que você dormiu muito bem: você provavelmente acordou sentindo-se mais brilhante e otimista, e teve mais energia. “Uma noite de insônia pode torná-lo irritável no dia seguinte“, diz Paruthi. A insônia pode torná-lo também vulnerável aoestresse e ansiedade. Tudo isso atrapalha uma boa noite de sono, então você fica preso em um ciclo de insônia e mau humor. O plano de fuga:vá para a cama em uma hora decente e seu ciclo voltará ao normal. 

10) Uma boa noite de sono aumenta sua “tolerância” à dor
Se quiser ser mais resistente à dor, vá dormir. Essa é a sugestão de um estudo de 2012 da revista Sleep, que dividiu dois grupos: um que dormia 9 horas por noite e outro que dormia uma média de sete horas por noite. Os pesquisadores testaram por quanto tempo cada participante conseguia encostar o dedo a uma fonte de calor radiante. Pessoas do grupo de nove horas resistiu ao calor por mais tempo. Não está claro por que mais sono leva a mais tolerância à dor, masresultados semelhantes em outros estudos sugerem que uma longanoite de sono é um analgésico potente.

11) Melhora os relacionamentos afetivos
Considerando que a privação de sono contribui para o mau humor, não é de se espantar que quem dorme mal tem mais problemas com seu parceiro, incluindo uma maior probabilidade de desentendimentos euma reduzida capacidade de ter empatia, diz Paruthi. Os seus hábitos de sono tem um efeito mais amplo sobre as pessoas ao seu redor do que você imagina, contribuindo para a satisfação no relacionamento e para a felicidade“, acrescenta. 

Via The Huffington Post

 

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2022 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.