10 curiosidades sobre Campos do Jordão

10 curiosidades sobre Campos do Jordão

Compartilhe este post

Além do clima frio e romântico, há fatos interessantes sobre a história de Campos do Jordão e atrações que vão além do seu centro em Capivari.

Ao ler o artigo você terá um novo olhar sobre a cidade localizada a cerca de 200 km de SP, que vai muito além do seu apelido de “Suíça brasileira”. Acompanhe a leitura a seguir e saiba quais são as curiosidades!

1 -Parece uma cidade suíça ou alemã, mas foi fundada por um português: Campos do Jordão tem construções marcadas por uma identidade bem europeia, mas na realidade foi ocupada por índios, desbravadas por portugueses e desenvolvida por nordestinos.

2 – As casas em enxaimel têm estilos diferentes: A maioria das construções que vemos na cidade são inspiradas no estilo arquitetônico típico da Alemanha e de países vizinhos. O estilo arquitetônico de Campos do Jordão é mais eclético, com chalés suíços erguidos em madeira, chalés de pinho jordanenses, todos com estilo normando.

3 – Foi lá que surgiu a Baden Baden: uma das cervejarias artesanais mais famosas do Brasil, nasceu em Campos do Jordão. Com rótulos inspirados nas cervejas alemãs, a marca já ganhou 14 prêmios em eventos nacionais e internacionais.

4 – A cidade já foi um centro de tratamento para tuberculose: A cidade começou a ganhar o status de centro de cura no começo do século 20 depois que o dramaturgo Nelson Rodrigues internou-se várias vezes por ali para tratar de uma tuberculose que o atormentou por anos. O aumento da qualidade de vida dos pacientes se dava pela pureza do ar, que contribuía para fechar as “cavernas” criadas nos pulmões.

5 – É a cidade mais alta do Brasil: Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a altitude máxima da cidade é de 1628 metros.

6- O Festival de Inverno da cidade é o maior evento de música erudita da América Latina: inspirado no Festival de Tanglewood, realizado em uma fazenda em Massachussets, EUA, o Festival de Inverno de Campos do Jordão ocorre todo mês de julho, época de altíssima temporada de inverno da cidade.

7 – Um dos hotéis mais luxuosos do Brasil fica em Campos: é o Botanique Hotel & Spa, aberto em 2012, com diárias que custam mais de R$ 2 mil. Cercado pela vegetação da Serra da Mantiqueira, a 30 km do centro da cidade, o hotel ocupa uma área de 1, 2 milhão de metros quadrados no Vale dos Mellos, marcado pela rica vegetação da Mata Atlântica.

8 – Há um hotel em forma de castelo, e outro que tem fama de mal assombrado: no alto de uma colina, está o hotel Home Green Home, que mais parece um castelo europeu, e do hotel Mont Blanc, abandonado devido à má administração e que hoje é considerado por moradores como mal-assombrado.

9 – Campos do Jordão também tem aventura: a área verde é favorável ao turismo de aventura. Por lá, há trilhas de caminhada, bicicleta, cavalgadas e até passeios de jipe. Em lugares como o parque Ducha de Prata, por exemplo, e o bem procurado Centro de Lazer Tarundu, as atividades favoritas são o arvorismo e a tirolesa.

10 – É a cidade de inverno mais cara para se hospedar em casas de aluguel de temporada: ela está no topo da lista de cidades mais caras para se hospedar no inverno brasileiro. Para alugar casas por uma noite, é preciso desembolsar R$ 923, em média.

Gostou de saber as curiosidades sobre Campos? Leia também Campos do Jordão: a melhor vista da cidade

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.