Você dorme 8 horas por dia? Deveria. Entenda o porque.

Compartilhe este post

O sono é uma das melhores formas de revigorar o organismo para o dia seguinte, por isso uma noite de sono com uma média de oito horas bem dormidas recarrega as energias e enche o corpo e a mente de disposição para o dia seguinte. O  têm diferentes funções essenciais para o nosso organismo. Por isso dormir menos do que a média indicada certamente resultará em problemas de saúde.

A importância de um dormir oito horas por diapara a sua saúde.

Noites de sono com qualidade ruim desorganizam o metabolismo e prejudica a síntese de alguns hormônios, deixando o organismo vulnerável á doenças como a como obesidade e depressão. Dormir bem vai além de do descanso a qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do indivíduo, quando somos privados de uma boa noite de sono sem interrupções surgem diversas complicações.

  • Irritabilidade;
  • Cansaço;
  • Sonolência;
  • Ansiedade;
  • Falhas de memória;
  • Diabetes;
  • Problemas cardíacos.

O estágio em que os sonhos acontecem os sonhos é qualificado pelo maior relaxamento dos músculos sendo muito importante para a mente, pois contribui para a fixação da memória e consolidação dos conhecimentos adquiridos no dia anterior.

O ideal é dormir, em média, 7 ou 8 horas por noite, no entanto essa necessidade varia de acordo com o cada indivíduo. Algumas pessoas não precisam dormir exatamente 8 horas por noite, podem ficar muito bem com 6 horas bem dormidas, outras em compensação necessitam de mais tempo.

Se o seu sono está sedo afetado e na hora de dormir você acaba se estressando por que o sono não vem você pode ter alguns problemas de saúde que afetam o sono como:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Tireoide;
  • Uso de remédios.

Entre outros fatores que afetam o sono e devem ser tratados para melhorar essa condição.

Alguns benefícios de uma boa noite de sono.

Emagrecimento.

Enquanto você dorme e descansa, seu corpo produz a leptina, hormônio que controla a saciedade. A grelina substância responsável pela fome diminui. Outro hormônio produzido durante o sono é o GH, o hormônio do crescimento que atua contra o acúmulo de gordura e acelera o metabolismo.

Rejuvenescimento.

Ao dormir seu corpo combate os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento precoce. Isso acontece principalmente se dormimos em um ambiente escuro, pois o escuro induz a produção de melatonina hormônio que provoca o sono e também age como um antioxidante.

Dormir bem é excelente para a mente.

A mente é uma das grandes beneficiadas por uma boa noite de sono, durante o sono acontece a reconstrução do Sistema Nervoso Central (SNC).Esse processo faz com que o desempenho do cérebro seja muito maior. A memoria também é beneficiada quando se dorme bem, pesquisas realizadas na Langone Medical Center, em Nova York, mostram que uma boa noite de sono, logo após estudar, ajuda a conservar o que aprendeu.

Dormir pelo menos 8 horas por noite pode ser muito importante para combater transtornos psiquiátricos, como a depressão, por exemplo, que gera uma grande incapacidade no indivíduo, além de outros problemas como a ansiedade que também afetam a vida social e particular das pessoas que sofrem com esse problema.

Uma boa noite de sono também pode prolongar a vida.

Pesquisas realizadas na universidade de Warwick e o centro de pesquisa do sonho de Loughborough, da Inglaterra, apontaram que quem dorme menos tem maior risco de morte precoce, e quem dorme entre seis a oito horas pode viver até 25 anos a mais.

Dormir a média de 8 horas por dia é uma forma de viver saudável e feliz longe de doenças potencialmente mortais. Além de melhorar a mente e aumentar a expectativa de vida. Então se você está apresentando problemas com o sono procure formas de dormir melhor e consequentemente melhorar a sua vida.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.