Um pouco sobre a história da cerveja no mundo.

Compartilhe este post

Se você é mais um apaixonado por cerveja e não deixa de tomar sua cervejinha no final de semana ou é um degustador fascinado pelas cervejas artesanais conheça um pouco mais da história da cerveja artesanal.

 

A cerveja artesanal existe a pelo menos 10 mil anos!!

Estima-se que há pelo menos dez mil anos por um acaso do destino o homem descobriu o incrível processo de fermentação e com ele a arte de produzir bebidas alcoólicas como a cerveja artesanal por exemplo.

Feita a partir de leveduras e grãos de cereais. A cevada ficava de molho, sua germinação depois era moída de modo grosseiro e então era moldada em bolos onde era adicionada a levedura germinar. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram colocados em jarras com água e deixados fermentar.

Não se sabe exatamente onde a cerveja surgiu, existem indícios de que possa ter sido na região da Mesopotâmia, documentos históricos apontam que os Sumérios (povo mesopotâmico) ficavam muito animados com uma bebida fermentada, obtida de cereais.

Os egípcios logo aprenderam a fabricar cerveja e acrescentando o líquido à sua dieta diária, mas os grandes responsáveis pela expansão da cerveja pelo mundo foram os romanos, pois os grandes imperadores como Júlio César que deram grandes festas levando a cerveja para povos que ainda não a conheciam.

 

A produção da cerveja se intensificou cada vez mais.

A cerveja foi se popularizando e logo surgiram às tabernas ou cervejarias, lugares onde se debatiam assuntos importantes além de negociações.

A partir do séc. XII pequenas fábricas começaram a surgir nas cidades europeias, a técnica já não era a mesma, as fábricas eram instaladas em locais com fontes de muita qualidade, já que a água era determinante para uma boa cerveja.

A produção da cerveja acabou se padronizando e muitas pessoas sentiram a necessidade de criarem a sua própria receita. Foi assim que surgiram as cervejas artesanais que levam ingredientes diferenciados e costumam ser bem diferentes das que são populares no comércio.

A Baden Baden é uma cervejaria inaugurada em 1999, na cidade de Campos do Jordão, interior de São Paulo, para ser uma das poucas fábricas nacionais a seguir a Lei da Pureza Alemã. Em 2000, surgiu a primeira cerveja da marca Baden Baden.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.