Saiba de uma vez por todas o que é a tão falada paralisia do sono

Compartilhe este post

Você sabe de que se trata a paralisia do sono? Ela se trata de um transtorno recorrente, que acontece na hora de acordar ou quando se tem dificuldades para dormir. O transtorno já foi relatado por diversas pessoas, e está sendo bastante estudado.

Muitas pessoas que passam pela paralisia do sono acabam não conseguindo explicar as sensações, muitas vezes ficando assustadas com o que acontece com seu próprio corpo.  Neste artigo explicamos o que é, como acontece e o que fazer nestes momentos. Continue lendo.

O que é a paralisia do sono?

A paralisia do sono acontece porque, durante o sono, todos os músculos do corpo são relaxados através de estímulos cerebrais, a fim de que conserve a energia e relaxe o corpo enquanto o indivíduo dorme. Em algumas ocasiões, o cérebro não consegue mandar rapidamente o comando de que o indivíduo está acordado, para que recupere os movimentos do corpo. Este episódio causa a paralisia do sono.

É preciso dizer que, apesar de causar sensações estranhas, a paralisia do sono pode ser controlada e não apresenta riscos à saúde, nem de morte.

Como são os episódios de paralisia do sono

Como já dito antes, os episódios causados por este transtorno podem assustar. Isso porque, devido à ansiedade e tensão do momento, alguns pacientes relataram alucinações, momentos de verdadeiro terror. Os sons ouvidos durante a paralisia podem ser explicados pelo fato de que os músculos do ouvido continuam se movimentando.

Em geral, os episódios de paralisia do sono acontecem com pessoas entre 20 e 30 anos — também ocorre com pessoas de outras idades –, e é muito relacionado com o estresse e as dificuldades em se desligar no momento de dormir.

Como identificar a paralisia do sono

A paralisia do sono pode ser identificada a partir de situações em que é impossível movimentar os músculos do corpo — mesmo que se acredite estar acordado –, além de sensação de estar caindo ou flutuando, falta de ar, sensação de medo e angústia, sensação de ouvir vozes ou afogamento.

O que fazer para sair da paralisia do sono ou evitar um episódio

O estado de paralisia dura apenas alguns minutinhos, mas mesmo assim causa bastante ansiedade e agonia aos pacientes. Para sair deste estado é preciso focar de maneira lógica em conseguir movimentar o corpo, lembrando de que o estado é passageiro e em pouco tempo o corpo volta ao normal. Outra forma de sair da paralisia é através do toque de outra pessoa.

Para prevenir um quadro de paralisia do sono é essencial ter bons hábitos de sono, já que o transtorno está também relacionado a isso. É preciso, assim, crise uma rotina de sono, dormindo e acordando sempre nas mesmas horas, em ambiente propício ao sono e diminuir o consumo de alimentos e bebidas estimulantes, como o café. Caso apenas uma alteração e melhora dos hábitos de sono não sejam suficientes para a diminuição do quadro de paralisia, é preciso consultar um neurologista, que pode indicar medicamentos expressos para este caso.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.