Saiba alguns mitos e verdades sobre o sono do bebê

Compartilhe este post

O sono do bebê é um assunto que interessa muita gente, principalmente quem tem dificuldades de fazer uma criança dormir. Porém, existem vários mitos – alguns que já vêm de várias gerações – que precisam ser quebrados (alguns inclusive podem mudar a forma de os pais e bebês de se relacionarem com o sono).

O conhecimento popular tem ótimas intenções, mas muitos das dicas dadas pelas vovós já foram desmentidas. Algumas verdades, no entanto, continuam valendo e são muito importantes para o sono saudável do bebê.

Quer saber um pouco mais sobre os mitos e verdades do sono do bebê? Continue lendo este artigo!

Mitos e verdades sobre o sono do bebê

Bebês são todos iguais – Mito

Cada bebê tem um tempo e personalidade diferente (mesmo os recém-nascidos), por isso, seus sonos se regulam de maneiras distintas. O que funciona para fazer um bebê dormir pode não funcionar para outro.

Quando o bebê dorme durante o dia, ele não dorme a noite – Mito

As sonecas durante o dia são tão importantes quanto o sono da noite. Os bebês precisam de muito tempo de sono, e as sonecas – que são reparadoras – ajudam a diminuir a irritabilidade dos bebês e prevenir ansiedade. Esse sono durante o dia faz, inclusive, com que o bebê durma melhor à noite. As sonecas restauradoras precisam durar cerca de 40 minutos.

É preciso fazer silêncio absoluto durante o sono do bebê – Mito

Alguns bebês têm sono muito leve e podem acordar facilmente, mas isso não quer dizer que não possa existir nenhum barulho durante o sono do bebê. Existem bebês, por exemplo, que dormem melhor quando tem alguma música de fundo tocando.

Conforme cresce, o bebê dorme menos – Verdade

Quando são recém nascidos, os bebês tendem a dormir muitas horas por dia (inclusive trocam a noite pelo dia), principalmente durante as sonecas que já falamos antes, mas conforme vão crescendo, precisam de menos horas de sono.

Rotina de sono é importante – Verdade

Para que os bebês consigam dormir bem e a noite, criar uma rotina de sono é essencial. Isso faz com que eles se acostumem a horários estabelecidos pelos pais, o que também ajuda a aumentar as horas dormidas pelos pais. O ritual do sono deve ser aplicado logo no primeiro dia de vida do bebê, mesmo que eles só consigam aprender a dormir de verdade após o 5º mês.

Outra coisa é que nenhum bebê aprende a dormir sozinha, o que faz a rotina de sono ainda mais importante.

Bebê que dorme no colo não consegue dormir no berço – Verdade

Quando o bebê se acostuma a dormir no colo, acostuma-lo a dormir no berço se torna uma tarefa difícil. O ideal é criar o costume de coloca-lo no berço logo nos primeiros meses.

Chá de camomila ajuda a acalmar o bebê – Verdade

Se seu bebê não consegue dormir bem a noite, é possível preparar alguns chás, como o de camomila, que fazem com que ele se acalme e durma mais rapidamente.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.