Quatro fases do sono liberam hormônios e consolidam a memória

Compartilhe este post

Corpo também poupa energia, restaura tecidos e ganha massa muscular.
Sempre que uma pessoa acorda durante a noite, volta ao estágio inicial.

O sono tem quatro fases, e cada uma delas é responsável por uma atividade diferente – seja a liberação de hormônios, seja a consolidação da memória e do aprendizado.

Por essa razão, dormir bem e de forma contínua é importante, já que, sempre que uma pessoa acorda durante a noite, volta ao estágio inicial de sono. E isso pode interferir em alguns processos que só ocorrem na fase mais profunda: a REM.

Indivíduos que fazem muito esforço mental, como estudantes de vestibular, têm um sono REM mais forte.

Fases do sono (Foto: Arte/G1)
No início da manhã, o corpo para de liberar o hormônio do crescimento (GH) e começa a produzir o hormônio cortisol, que controla inflamações, alergias, estresse, e ajuda a manter a estabilidade emocional, segundo o especialista em medicina do sono Sérgio Tufik e o professor de medicina e biologia do sono Marco Túlio de Mello, do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Outros hormônios liberados são a melatonina, a adrenalina, o TSH (que estimula a tireoide e tem um pico no início do sono) e a noradrenalina (que favorece o sono REM).

Segundo Tufik, as pessoas só se lembram do sonho quando acordam sonhando – por isso,  em estudos sobre sonhos, elas são despertadas na fase REM. Um indivíduo normal sonha de quatro a cinco vezes por noite.

A economista Ana Clara Finamore e o músico e publicitário Ricardo Côrte Real têm dificuldade para dormir e fizeram um teste chamado polissonografia, no Instituto do Sono. Eletrodos transmitem para um computador as informações do corpo durante o sono.

Conteúdo não disponível.

Ana Clara conta que adormece com facilidade, mas custa a manter o sono.

Já Ricardo acorda sempre cansado e sonolento, mas demorou a associar isso ao fato de ter um distúrbio do sono. A mulher dele é quem reclamava que ele roncava. E foi por causa do relato dela que ele se animou a procurar ajuda.

Ele e Ana Claram também fizeram meia hora de atividade física em intensidade moderada para ver o impacto na qualidade do sono.

Conteúdo não disponível.

Quando alguém se exercita, o cérebro libera várias substâncias que melhoram a qualidade do sono. As principais são a endorfina e a dopamina, que dão sensação de prazer, e a serotonina, responsável por diminuir a ansiedade.

A queda rápida de temperatura corporal que se dá após o término da atividade também faz com que a pessoa pegue no sono mais facilmente. E uma das características da fase inicial é justamente a queda da temperatura, que provoca sonolência.

Veja o resultado de Ricardo:

1ª noite (sem exercício físico):
Dormiu 8 horas e 14 minutos
Eficiência do sono: 87, 6%
322 despertares

2ª noite (após exercício físico)
Dormiu 6 horas e 41 minutos
Eficiência do sono: 90%
262 despertares

Veja o resultado de Ana Clara:

1ª noite (sem exercício físico)
Dormiu 6 horas e 41 minutos
Eficiência do sono: 85,4%
60 despertares

2ª noite (após exercício físico)
Dormiu 7 horas e 21 minutos
Eficiência do sono: 94,1%
68 despertares

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/12/sono-tem-quatro-fases-que-liberam-hormonios-e-consolidam-memoria.html

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.