A Importância de um Sono de Qualidade

Compartilhe este post

Você já deve estar cansado de ouvir o quanto o sono é importante para a saúde. Um sono de qualidade é essencial para levar a vida de uma maneira mais tranquila e inclusive evitar doenças. Pode parecer exagero dizer que o sono é o responsável tanto por diversos problemas ou de saúde dos mesmos, já que é um aspecto que muitas vezes passa despercebido. A importância do sono vai além de apenas descanso físico, e está diretamente ligada à sua saúde de modo geral, influenciando no equilíbrio do seu metabolismo.

Hoje em dia é muito comum encontrar pessoas que reclamam de insônia e outros problemas do sono. Este é um fator muito preocupante, já que o sono é muito importante para o desenvolvimento do corpo, desde crianças a adultos.

Durante o sono, o corpo descansa, mas o nosso organismo não para nunca. Durante estas horas é que o organismo trabalha em diversas funções. Quando estamos dormindo o nosso cérebro organiza todas as memórias do dia anterior, inclusive organiza pensamentos e exercita a criatividade.

É comprovado cientificamente que a insônia auxilia no ganho de peso, já que durante o sono o nosso corpo libera o hormônio da saciedade (leptina), e quando você não dorme acaba compensando tudo com comida.

Além da leptina, durante o sono também liberamos o hormônio do crescimento: para as crianças é essencial que o sono seja de qualidade para que se desenvolvam adequadamente. Na vida adulta o hormônio do crescimento também é liberado, mesmo que em quantidades menores. Durante esta fase da vida o hormônio do crescimento evita a flacidez e garante mais disposição ao corpo.

Benefícios do sono de qualidade

O sono de qualidade previne a obesidade, combate a hipertensão, controla o diabetes e diminui o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, como já dito, o sono fortalece a nossa memória e melhora o desempenho em todas as atividades do dia-a-dia, sendo físico ou mental.

Para dormir bem

  • Se o seu sono não vai bem você deve procurar ajuda ou mudar alguns hábitos da sua vida. Praticar exercícios regularmente e manter uma boa alimentação pode ajudar a combater a insônia.
  • Aderir a exercícios relaxantes na sua rotina, como a meditação e o mindfulness, podem ajudar muito, já que acalmam o corpo antes de dormir e diminuem a tensão e a ansiedade, fatores que provocam a dificuldade em dormir com rapidez.
  • A importância que você dá ao seu sono deve ser mantida com o lugar onde você vai descansar. Preparar o local de dormir é essencial: livre de ruídos, com temperatura agradável e uma superfície adequada ao seu sono. Dessa forma é mais difícil que o sono sofra interferências durante a noite.
  • Caso você passe por noites de insônia não passe o tempo rolando na cama: isso não vai fazer com que você volte a dormir com facilidade. Levante, faça algum exercício ou outra atividade e volte à cama quando sentir o cansaço bater.

A importância do sono é tanta que quando você não forme bem não consegue desenvolver nenhuma das atividades do dia-a-dia com plenitude. Muitas pessoas acabam encontrando doenças do sono que impedem noites tranquilas. Quando isso acontece é imprescindível que se procure um médico especialista para que o problema seja identificado e controlado.

É comprovado cientificamente que 8 horas de sono são essenciais para a saúde física e mental e evita diversas doenças ao longo da vida. É muito importante que se dê a devida atenção ao sono, evitando hábitos que provavelmente farão com que você perca a habilidade de dormir e, mais importante ainda, não troque o seu sono de qualidade por mais horas úteis no seu dia. Lembre-se sempre de que se você não dorme seu cérebro não trabalha corretamente e o corpo não te responde da forma que você gostaria, provocando vários problemas de desempenho no seu dia-a-dia.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.