A Importância de um Sono de Qualidade

Compartilhe este post

Um sono de qualidade é fundamental para que o dia seguinte seja produtivo com bom humor e energia. O sono é importantíssimo para todas as pessoas, dormir bem é uma questão de saúde e a falta de sono ou interrupções durante o sono prejudica o organismo ao longo do tempo.

O período de repouso que o sono proporciona é fundamental para o cérebro processar informações e o corpo se revigorar.

Garanta que o seu sono seja de qualidade.
Não conseguir dormir bem pode prejudicar muito a qualidade de vida e ainda causar problemas de saúde cada vez mais frequentes na população mundial como a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, envelhecimento precoce, doenças infecciosas, dificuldades de aprendizagem e memorização.

Os sinais de uma noite mal dormida são bem evidentes irritabilidade, mau humor, estrese, sonolência, indisposição entre muitos outros.

 

Como dormir melhor e melhorar as suas noites.
Procure fazer dos seu quarto um ambiente tranquilo e aconchegante, para que ele se torne convidativo ao sono.

Mantenha horários para dormir e despertar.

Verifique se o que está atrapalhando o seu sono não é o seu colchão, e seu travesseiro. O colchão deve ser de acordo com seu peso e altura essa regra serve para o travesseiro

Relaxe antes de dormir. Um bom banho, um chá calmante, uma leitura agradável, ou uma musica suave ajudam a induzir ao sono.

Antes de dormir bebidas alcoólicas, alimentos com cafeína, e alimentos muito pesados devem ser evitados.

Essas são algumas formas de melhorar o seu sono, e garantir que além de um sono de qualidade você não desenvolva problemas como a insônia. Dormir bem faz com que seu corpo reponha as energias, além disso, durante o sono são liberados hormônios como a melatonina que é um hormônio produzido durante o sono.

Quantas horas devem ser dormidas  por noite?
Estima-se que as pessoas estejam dormindo menos do que o necessário principalmente nos grandes centros urbanos, no entanto a quantidade de horas ideal vai de acordo com as necessidades de cada indivíduo. É necessário que as nossas horas de sono sejam satisfatórias para o nosso organismo.

O mais importante é suprir as necessidades de cada um, algumas pessoas dormem mais e outras menos, no entanto desde que se mantenham dispostas com energia e saúde as horas de sono não é o problema.

Mas se você faz parte dos milhões de pessoas no mundo que tem problemas relacionados ao sono, preste muita atenção nos malefícios que um sono de má qualidade pode causar.

Afeta o equilíbrio, a atenção e a memória.

Diminuição da energia e vigor físico.

Envelhecimento precoce.

Problemas relacionados a memória e ao raciocínio.

Sonolência e dor de cabeça.

Baixa imunidade.

Maior probabilidade para o surgimento de doenças como obesidade, hipertensão e diabetes.

Alteração de humor e irritabilidade.

 

Praticas que podem melhorar a qualidade do seu sono.

 

Pratique exercícios físicos regularmente, preferencialmente no fim da tarde, faça uma refeição leve a noite e depois procure relaxar em local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperatura podem atrapalhar o sono.

 

Determine uma rotina para dormir e acordar sempre no mesmo horário, isso vai contribuir para regular o seu sono.
E principalmente procure relaxar a mente e manter-se distante dos problemas e pensamentos negativos, seja otimista, evite o estresse com situações que desencadeiam ansiedade.

Deite na cama e tente adormecer, torne essa prática um hábito em sua vida, desvencilhe-se de todos os sentimentos que lhe causam desconforto, aos poucos o seu sono voltará ao normal, se seguir todas as dicas que oferecemos nesse artigo você vai dormir bem.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.