Filhos dormirem com os pais, faz bem?

Pontos positivos e negativos dos filhos dormirem com os pais

Compartilhe este post

Seu filho costuma ir para sua cama durante a noite? Ou você acredita que ele ainda é muito pequeno para dormir sozinho? Fique tranquilo, este dilema se devemos deixar os filhos dormirem com os pais acontece com a maioria das famílias, e é normal não saber como resolver.

No entanto, a pergunta que muitos pais se fazem é: faz bem?

Neste artigo trazemos alguns pontos positivos e negativos de permitir que seu filho durma com os pais. Confira já!

Pontos positivos dos filhos dormirem com os pais

Maior contato do bebê com os pais

Logo que o bebê vem ao mundo, precisa ser amparado pelos pais. Isso porque ele ainda não é acostumado a estar sozinho. Assim, alguns estudos mostram que, quando os bebês dormem com os pais conseguem criar um vínculo maior. Porém, é válido ressaltar que são os bebês que precisam desse amparo! Na medida em que seu filho cresce já pode ir para a própria caminha.

Facilita a amamentação

Quando os bebês dormem junto com os pais — principalmente a mãe — têm maior estímulo ao consumo de leite. Isso porque a mãe estará ali presente, podendo amamentar mais vezes por noite. A amamentação é importante porque melhora o sistema imunológico do bebê, prevenindo doenças e infecções. Outro benefício é para as mamães, que não precisariam sair da cama para amamentar o bebê durante a noite.

 

Veja também: Sonoterapia – Veja Como Melhorar Sua Qualidade De Vida

Pontos negativos de filhos dormirem com os pais

Acidentes durante o sono

Quando o bebê dorme com os pais, principalmente quando é muito pequeno, podem acontecer alguns acidentes. Existe o risco de os pais rolarem por cima do bebê, chutarem para fora da cama ou empurrar (sim, isso pode acontecer!). Além disso, o risco de o bebê se sufocar também é muito maior do que dormindo em sua própria caminha.

Crianças mais dependentes

Enquanto ainda são bebês, não existem grandes problemas em dormirem com os pais. No entanto, logo aos 6 meses as crianças já podem dormir em sua própria cama (de preferência, no próprio quarto também).

Isso porque, com o excesso de proteção as crianças podem ter dificuldade em criar sua própria individualidade, se tornarem muito inseguras e não conseguirem ser deixadas sozinhas.

O excesso de amparo que a criança recebe quando pequena reflete em toda a sua vida, tornando-a insegura para realizar qualquer tipo de atividade, como se sempre precisasse de alguém para dar a segurança necessária.

O ideal é que as crianças tenham seu próprio quarto logo que nascem e sejam incentivadas a dormir em sua cama. É claro que, vez ou outra, podem dormir com os pais, mas sabendo que é um evento raro.

Perda de intimidade do casal

Filhos dormindo com os pais pode se tornar um problema com o passar do tempo, principalmente para o casal. Isso porque os pais precisam abrir mão de sua intimidade para que o filho continue ali.

Se isso acontece por muito tempo, pode ser extremamente prejudicial para o relacionamento do casal.

 

Filhos dormirem com os pais pode trazer alguns benefícios para a criança enquanto bebê, mas também pode criar traços negativos que serão levados para a vida adulta. O ideal é que a criança tenha ciência de que cada um tem sua cama e aprenda a dormir sozinha logo cedo.

 

Gostou do post? Compartilhe!

 

Acessórios para te ajudar a dormir melhor é na Loja Virtual da Mamãe Gansa.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.