Entenda a relação entre uma noite de sono ruim e a dificuldade de aprendizagem

Compartilhe este post

Há algum tempo se estuda a relação entre o sono e a aprendizagem, percebendo que um não funciona bem sem o outro. Uma noite de sono ruim traz uma série de problemas de aprendizagem, já que deixa o indivíduo cansado e lento.

Mesmo com a necessidade de se dormir bem para aprender, muitas crianças e adolescentes acabam deixando a hora de dormir em segundo plano. Isso acaba afetando e muito a vida escolar e outras áreas da vida também.

Para entender melhor a relação que existe entre uma noite de sono ruim e a dificuldade de aprendizagem, continue lendo.

Porque é importante dormir bem para a aprendizagem

Hoje em dia já se sabe que cerca de um terço do total da vida é passado na cama e que é extremamente importante para a saúde em geral. Ou seja, o sono é uma das atividades que consomem mais tempo de um indivíduo e mesmo assim ainda não ganha todo o espaço que precisa principalmente quando se trata de crianças e adolescentes em idade escolar.

O sono de qualidade é importante por uma série de questões. Dormir bem evita que o organismo fique desregulado, o que pode causar vários problemas de crescimento e aprendizagem, por exemplo. Quando um indivíduo não dorme bem tende a se sentir cansado e desorientado.

Uma noite de sono ruim faz com que o corpo simplesmente não descanse, o cérebro não fixe coisas novas que aprendeu durante o dia e não consiga se concentrar em coisas novas. Durante a fase inicial do sono, mais leve, o cérebro armazena e processa informações mais ligadas à arte e esportes. A imagem espacial e processada em seguida e então, as novas informações. Quando o sono é interrompido muito cedo, algumas destas áreas ficam de fora, prejudicando o aprendizado.

Para alguns especialistas, o que deveria acontecer no sistema de ensino é a reorganização dos horários das aulas dos alunos. Alterar a hora de início para cerca das 8h30 seria uma ótima maneira de evitar atrasos e faltas dos alunos, além de melhorar bastante a capacidade de concentração apresentada por eles.

O que fazer para ter uma boa noite de sono

A hora de dormir é muito importante, mesmo que às vezes as crianças e adolescentes apresentem certa resistência quanto a isso. Não há nada mais comum que crianças desejando gastar mais tempo brincando que dormindo e adolescentes que preferem dormir muito tarde e acordar tarde. O que é preciso fazer para dormir bem e aprender mais?

  • Dormir e acordar todos os dias na mesma hora
  • Manter a temperatura e iluminação do quarto agradáveis
  • Desligar celulares, computadores e televisores
  • Fazer refeições leves antes de ir para a cama
  • Ter uma cama limpa e confortável

Uma noite de sono ruim está diretamente ligada à dificuldade de aprendizagem. Para isso, os hábitos das crianças e adolescentes devem mudar em prol de se sentirem descansados e prontos para começar o dia com disposição e entusiasmo.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.