Dormir com ar-condicionado faz mal à saúde?

Como dormir com ar-condicionado ligado sem fazer mal à saúde?

Compartilhe este post

Está chegando o verão trazendo todo seu calor e tudo o que há de bom, porém, quando a noite cai nesta época, para algumas pessoas fica mais difícil dormir por causa do calor e muitas não vivem sem o tão polêmico ar-condicionado, mas será que dormir com ar-condicionado faz mal à saúde?

Dormir bem é essencial para a saúde do corpo e da mente e isso não é mais novidade para ninguém, certo? Como dissemos no artigo: sobre as fases do sono e importância de cada uma, o sono recupera nossas energias e faz bem para o cérebro.

Por isso, no calor muitas pessoas não conseguem ter uma noite de sono tranquila e preferem dormir com o ar-condicionado ligado, e para felicidade geral da nação a notícia é boa!

A verdade é que dormir com ar-condicionado NÃO faz mal à saúde, desde que usado da maneira correta e na temperatura ideal!

Por isso, saiba tudo o que é preciso para dormir tranquilamente no calor – e até no inverno – com o ar-condicionado ligado, de forma a melhorar sua saúde e até economizar energia.

Acha que é mentira? Então confira tudo neste artigo, continue lendo.

Como dormir bem com ar-condicionado ligado sem fazer mal à saúde?

 

  • Dormir com ar-condicionado na temperatura ideal:

Antes de qualquer coisa, o ar condicionado só faz bem à saúde quando está na temperatura correta para nosso corpo, independente se é dia ou noite.

Segundo a Asbrav – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação – a temperatura correta para dormir bem com o ar-condicionado ligado é de 23º, tanto para o verão, quanto para o inverno.

Acima ou abaixo disso pode fazer mal para qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha até então, apresentado nenhum problema de saúde por causa disso.

Ar condicionado muito frio causa secura na garganta, tosse, espirros, congestiona as vias aéreas e por aí vai. Ar condicionado muito quente, faz o mesmo efeito do calor de verão, moleza no corpo, mal estar e pode até causar desmaios.

Certamente algumas pessoas podem querer aumentar ou diminuir mais a temperatura, pois cada corpo reage de uma maneira, nestes casos, especialistas informam que o importante é se sentir confortável se cobrindo apenas com um lençol e não ao ponto de precisar usar edredons ou cobertas pesadas.

 

  • Para dormir com ar-condicionado ligado é preciso realizar a limpeza periódica:

Muitos aparelhos de ar-condicionado contam com uma tecnologia super moderna, por isso, quase não apresenta risco à saúde mesmo se ficar ligado a noite toda, com exceção de um fato, a limpeza!

Qual é a função do ar-condicionado?

A função do ar-condicionado é regularizar o ar do ambiente, evitando o contato com as impurezas e temperatura do ar de fora e muitos desses aparelhos já vem até com o purificador de ar, que ajuda a eliminar fungos e bactérias, por isso é preciso estar tudo fechado.

Realizar a higienização periodicamente é de extrema importância para que ele possa cumprir seu papel sem afetar nossa saúde, pois usar o aparelho sujo pode desencadear diversos problemas respiratórios para todos, independente se é usado durante o dia ou à noite.

A higienização correta do aparelho de ar-condicionado deve ser realizada a cada 15 dias se for muito utilizado e uma vez ao mês se é ligado só de vez em quando.

Além disso, é necessário chamar a assistência técnica especializada para averiguar partes mais profundas pelo menos uma vez no ano.

 

  • Dormir com ar-condicionado ligado da forma correta economiza energia, ajuda sua saúde e o meio ambiente:

Isso mesmo e você pode usar as próprias funções do aparelho para te ajudar nisso, vamos explicar:

Não é necessário direcionar o fluxo do ar para sua direção, na maioria dos aparelhos existe a função Swing, ela é programada para distribuir o ar uniformemente e climatizar o ambiente, portanto, não precisa dormir com o ar forte em cima de você, isso sim pode te fazer muito mal e ainda ajuda com a próxima questão, que é o gasto de energia.

A função swing ativada pode te ajudar a gastar até 50% menos energia, mesmo se você deixar o ar ligado durante a noite, desde que na temperatura correta informada no início do artigo de 23º.

Acontece que ficar aumentando e diminuindo o ar o tempo todo faz o compressor ficar oscilando e consequentemente consumindo mais energia.

Outra opção é utilizar a função auto-desliga – ou tecla timer – que ao atingir a temperatura ideal, desliga sozinho sem que você precise acordar no meio da noite. Função perfeita para crianças.

Saiba também: Qual é o horário ideal para a criança dormir

 

que você já sabe que pode dormir com ar-condicionado sem preocupação, desde que seguindo nossas dicas, conte com a Mamãe Gansa para garantir bons sonhos!

Comercializamos produtos desde sempre presentes nas aspirações de conforto e de qualidade do sono do ser humano.

Acesse este link e conheça nossa história!

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.