Dormir após a refeição faz mal?

Compartilhe este post

A relação entre comer e dormir parece ser natural, mas dormir após a refeição é uma dúvida que aflige muitas pessoas.

É muito comum que, após uma refeição bem reforçada, as pessoas se sintam cansadas e a única coisa que queiram fazer é deitar e descansar por algumas horas.

Antes de tudo, vale lembrar que a comida ingerida irá passar pelo processo de digestão, que é quando o corpo trabalha na filtração dos alimentos, de uma forma extremamente exaustiva para o mesmo, principalmente se os alimentos forem pesados.

Dessa forma, dormir após a refeição será um fator negativo para o corpo, já que ele precisa estar ativo para ter um desempenho pleno.

Outro fator, e bastante conhecido pelas pessoas, é que a posição em que se come, ajuda bastante a fazer com que os alimentos sejam digeridos de forma mais fácil, ou seja, o corpo precisa estar ereto na hora de fazer a digestão.

Dormir após a refeição irá fazer com que o corpo faça muito esforço, já que a posição não irá auxiliar em uma digestão sadia, ocasionando dores e possíveis desconfortos.

Em suma, ter em mente de que, a não ser que se durma em pé, dormir após a refeição faz mal, e muito!

 

Complicações ao dormir após a refeição

O principal mal-estar ocasionado pela atividade de dormir após a refeição, se chama doença de refluxo gastroesofágico (DRGE), que gera ao corpo sensações como azia, vômitos, desconforto abdominal e dor no tórax.

Em casos mais graves, principalmente se a pessoa tiver alguns vícios, como cigarro, ou doenças, tipo hérnia ou obesidade, algumas ações médicas precisarão ser realizadas, tais como endoscopia ou manometria esofágica.

Basicamente, o DRGE é um nome mais sofisticado para todo aquele desconforto que ocorre dentro do estômago quando se decide dormir após a refeição.

 

Leia também: Dicas para não sabotar o sono e dormir bem

 

Como evitar de dormir após a refeição?

Parece ser uma pergunta bastante óbvia, não é mesmo? Mas muita gente não conhece o intervalo necessário para que o corpo faça a digestão correta da comida antes de dormir.

É aconselhável que a janta seja realizada com o mínimo de 3 horas antes de se deitar, é importante ressaltar que deitar no sofá é a mesma coisa do que ir para a cama, então a questão é não deitar, de forma geral, depois de uma refeição.

Outro detalhe bastante importante, é que não é apenas a janta que confere crédito negativo ao dormir após a refeição, mas comidas em geral, principalmente os lanches, que, querendo ou não, obrigam o corpo a entrar em processo de digestão.

Conclusão: dormir após a refeição faz mal!

Quem possui a prática de dormir após a refeição está fazendo com que o corpo trabalhe de forma anormal e inconsistente.

O corpo é uma máquina que funciona muito bem se for usada de forma correta. Ao momento em que atividades forem realizadas para o mau funcionamento do mesmo, efeitos colaterais irão aparecer.

Portanto, ao realizar refeições, as posturas ideais para uma boa digestão, será em pé, ou sentado com a postura correta. Dessa forma, o corpo irá trabalhar exaustivamente da forma correta, consumindo todos os elementos necessários para retribuir em forma de energia.

 

Precisando de acessórios para dormir melhor? Confira a loja virtual da Mamãe Gansa clicando aqui!

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.