Conheça todas as reações do corpo durante o sono

Conheça todas as reações do corpo durante o sono

Compartilhe este post

O sono é um momento bastante impressionante, principalmente porque ocorrem algumas reações do corpo durante o sono que são bastante inusitadas — e importantes! — para nossa saúde.

Enquanto dormimos, nosso corpo se prepara para o dia seguinte e libera hormônios essenciais para a saúde.

Quando você dorme bem e acorda descansado pode perceber que passou por todas as fases do sono.

Neste artigo você conhece reações do corpo durante o sono e entende por que é necessário dormir bem todos os dias!

Baixa na temperatura corporal

Durante o sono gastamos menos energia devido à baixa movimentação dos músculos. Assim, a temperatura do corpo tende a diminuir muito durante a noite.

Mioclonia Noturna

O nome é complicado, mas a reação é simples: muitas pessoas se movimentam muito ou têm espasmos durante o sono. Os movimentos involuntários são bastante comuns, mas em alguns casos chegam a atrapalhar a noite de sono.

REM (Movimento rápido dos olhos)

Durante essa fase o corpo passa por diversas reações, principalmente porque é quando o sono está em seu estado mais profundo.

Durante o REM acontecem os sonhos mais lúcidos (aqueles que você acaba lembrando depois de acordar) e, além disso, os membros do corpo ficam paralisados.

A paralisia que ocorre durante o REM não é a mesma paralisia do sono, onde você não consegue se mexer e passa por momentos assustadores. Durante o sono, seus membros ficam paralisados por alguns instantes, mas é quase imperceptível.

Além disso, é na fase do REM que ocorrem os movimentos rápidos dos olhos (vem daí seu nome), ocasionados pelo sono profundo e sonhos.

Saiba mais sobre as fases do sono e importância de cada uma clicando aqui!

Empurrão hipnótico

Você com certeza já passou pela sensação de estar caindo, logo após pegar no sono. Esse fenômeno acontece com certa frequência e ocorre porque o corpo está se preparando para adormecer: é conhecido como empurrão hipnótico.

Não se sabe ao certo o que causa o fenômeno, mas fique tranquilo porque não traz problemas à sua saúde.

Produção de hormônios

Durante o sono é produzido o HGH, o hormônio do crescimento. Ele é importante para que os tecidos e músculos se regenerem, dando aquela sensação de “sono rejuvenescedor”.

A fase em que o hormônio é produzido é a mais profunda do sono, por isso, é essencial que as noites sejam dormidas sem pausas.

Outro hormônio liberado durante o sono é a prolactina, e tem a função de regular o sistema imunológico. Enquanto dormimos, nosso corpo produz anticorpos, protegendo contra infecções.

Retardo da ação dos rins

Enquanto dormimos, o rim diminui sua ação no corpo, produzindo menos urina. Por esse motivo é que pode ser percebida uma coloração mais escura na primeira urina da manhã.

Como você viu, nosso corpo passa por diversas reações durante o sono. Algumas delas são bastante curiosas, mas mostram como dormir bem é essencial para manter seu corpo saudável.

Se você gostou do post, compartilhe!

Precisando de travesseiros e acessórios para dormir melhor? Acesse a loja virtual da Mamãe Gansa.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.