Conheça a origem do travesseiro

Compartilhe este post

Você já parou pra pensar sobre a origem do travesseiro? Provavelmente não, certo? Pois é, mas assim como todas as outras coisas, o travesseiro tem uma história que pode ser bastante interessante. Como você verá a seguir, o travesseiro pode ter sido criado há muito mais tempo do que se pensa, mas diversas civilizações já dispunham de uma espécie de descanso para a cabeça que também cumpria outras funções.

Neste artigo você conhece um pouco mais sobre este produto tão importante, que pode fazer o sono ser de qualidade, ou até mesmo estragá-lo por completo. Continue lendo!

A origem do travesseiro: conheça agora

É bastante provável que os primeiros travesseiros tenham surgido na Mesopotâmia (embora não se tenha conhecimento sobre como dormiam os pré-históricos) por volta de 7 mil a.C. Dizem os historiadores que, na necessidade de se protegerem dos insetos que poderiam entrar por boca e ouvido, utilizavam uma espécie de pedra em formato de meia-lua para tirar a cabeça do nível do chão. É bastante provável que o mesmo tenha acontecido na África, onde também utilizavam plantas inseticidas para se cobrir.

Além destes objetos da Mesopotâmia, os egípcios eram adeptos de um encosto de madeira entalhada de forma com que a cabeça ficasse mais alta que o restante do corpo, promovendo maior conforto.

Mais tarde, no século XII, as mulheres orientais adquiriram o costume de utilizar tijolos de cerâmica debaixo da cabeça quando iam dormir. Era utilizado para que pudessem manter seus penteados intactos.

É bastante provável que o travesseiro de tecido como é produzido hoje em dia surgiu na Grécia. O travesseiro era feito de um tecido estofado com penas ou palha.

A partir da Revolução Industrial, os travesseiros passaram a ser produzidos em larga escala, com diferentes materiais, exatamente como é hoje. Isto fez com que este objeto se tornasse mais acessível por todo o tipo de gente, já que também se fala muito sobre sua importância para o sono.

Hoje em dia os travesseiros são bastante macios, diferente de como eram no princípio, mas podem fazer com que o sono seja muito melhor, além de prevenir inclusive problemas na coluna. Escolher o travesseiro correto se dá a partir de uma série de considerações, como o material que é estofado e a capa. Alguns são mais macios e outros se adaptam bem ao desenho de seu próprio corpo.

O que é certo nesta história toda é que desde os primórdios o travesseiro se mostra um objeto bastante importante — seja para a sobrevivência ou por status. Depois de passar por uma série de modificações até chegar ao que é hoje, se mantém como algo importante, que deve ser escolhido com cuidado e trocado quando não for mais útil.

A origem do travesseiro: conclusão

Criados há muito tempo para suprir necessidades de sobrevivência, os travesseiros têm ainda muita importância para a qualidade do sono. Conhecer a história deste objeto que é bastante simples pode comprovar a necessidade de um apoio para a cabeça e de como escolhê-lo de forma correta é importante para uma vida melhor.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.