Saiba mais sobre as fases do sono e importância de cada uma

Conheça as fases do sono e importância de cada uma

Compartilhe este post

O ser humano passa praticamente um terço de sua vida dormindo. De acordo com o IBGE, contando que uma pessoa dorme mais ou menos 8 horas por dia, a estimativa é de precisamente 23 anos, 9 meses e 7 dias que passamos dormindo, por isso, neste artigo vamos explicar a importância das fases do sono.

Mas, antes de nos aprofundarmos no assunto, é importante sabermos que, para se ter uma boa noite de sono, é preciso criar bons hábitos, pois isso influenciará diretamente em cada uma das fases do sono.

De praxe é importante lembrar que é preciso manter uma boa alimentação, não consumir bebidas alcoólicas, drogas e nem mesmo comer muito, principalmente pouco antes de deitar, neste caso, opte por um chazinho, por exemplo.

Além disso, preciso ter uma rotina, ou seja, dormir e acordar sempre no mesmo horário até nos finais de semana. Evitar medicamentos sem a prescrição de um médico de confiança, dentre outros costumes que podemos detalhar mais para frente.

Mas afinal, quais são as fases do sono?

As fases do sono são formadas por 2 situações, a NREM e a REM, sendo que a primeira possui 4 estágios que durante a noite podem se repetir de 4 a 5 vezes em média.

REM significa Rapid Eye Movement e NREM seria Not Rapid Eye Movement, ou seja, em tradução livre para o português é: Movimento Rápido dos Olhos e o Não Movimento Rápido dos Olhos e cada ciclo podem durar até 90 minutos e se repetir a noite toda.

Cada uma delas representa o estado do corpo, suas capacidades e as funções vitais, por isso seus hábitos influenciam e muito em cada uma delas, pois elas precisam cumprir todo o ciclo que vamos explicar agora, acompanhe.

Confira detalhadamente todas as fases do sono:

Tudo começa com o NREM, ou seja, ainda não temos os movimentos rápidos dos olhos, é a fase mais longa representando 80% do nosso sono e a mais importante, pois é nela que o corpo se recupera.

Esta fase é de extrema importância para nossos hormônios do crescimento, recuperação da energia física, o descanso mais profundo onde as atividades neurais diminuem e é composta por 4 estágio:

Fase 1: Não estamos bem dormindo, é a famosa da sonolência, onde o corpo começa a relaxar, mas a mente ainda está na ativa. Aqui é quanto acontece de termos aquela sensação de queda, pois é como se o cérebro ainda estivesse enviando estímulos para o corpo e também podemos ser facilmente acordados por movimentos ou barulhos.

Fase 2: Já estamos dormindo, mas ainda não tão profundamente, ainda podemos ser acordarmos por barulhos, pois a mente de certa forma ainda está atenta, mas o corpo desacelera os movimentos cardíacos, a respiração e tudo mais, podendo levar de 5 a 15 minutos este estágio.

Fase 3: Aqui o sono já é mais profundo, já estamos relaxados, menos sensíveis aos barulhos, com a mente praticamente desligada e não há sonhos, aqui o corpo está se recompondo.

Fase 4: Nesta fase só estamos no sono mais profundo de todas as fases, mas basicamente seus efeitos são os mesmos da fase anterior, dura pouco tempo, cerca de 20 minutos e antecede a REM.

Agora sim vem a REM: em média ela acontece cerca de 90 minutos depois da primeira fase, aqui os olhos começam a se movimentar muito rapidamente, pois ocorre uma intensa atividade cerebral.

Semelhante ao estado de vigília, é quando começam os sonhos. Nesta fase o sono não é o mais profundo, mas é a fase mais importante para nossa recomposição emocional.

Também é quando pode ocorrer o sonambulismo, por exemplo, que é quando a pessoa parece estar acordada, pode até andar pela casa e conversar, mas ela está totalmente desligada da realidade.

Confira também: 8 dicas para conseguir acordar cedo e com disposição

Como dissemos no início, todas essas fases ocorrerão durante todo o período de sono, ao finalizar a fase da REM, que é a última, volta para a 4ª, depois para a 3ª, para 2ª, para a 1ª e se repete tudo de novo. Quando interrompido, volta para o início.

É importante lembrar que sem o sono nosso corpo sofreria muitas reações negativas, perderíamos nossa capacidade mental, de memorização, cognição, desempenho motor, causaria irritação, dores de cabeça e pelo corpo, desaceleraria nosso metabolismo e viveríamos cansados.

Por isso, para dormir bem, além do que citamos no início do artigo, escolher um bom colchão e um bom travesseiro é de suma importância e nisso a Mamãe Gansa pode te ajudar e muito!

Nossa missão é fornecer produtos minuciosamente selecionados para proporcionar aos clientes um sono tranquilo e reparador superando sempre suas expectativas com o atendimento e a qualidade dos itens que vendemos.

Quer ter bons sonhos? Então confira nosso site clicando aqui!

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.