Ajudando o seu bebê a dormir com segurança a noite toda

Compartilhe este post

Os riscos de asfixia – coisas que fazem os novos pais perderem o sono. Aqui estão algumas dicas para tornar a hora de dormir um momento seguro.

Seu bebê está finalmente aqui! Agora você está gerenciando mamadas e trocas de fralda. Você está sempre bocejando. Percebeu que há algo novo: dormir é mesmo um grande negócio!

No primeiro ano, o bebê vai gastar muito tempo dormindo. Dezesseis a 20 horas por dia para recém-nascidos com tipicamente três sonecas durante o dia. Aos 6 meses de vida, ela dorme 12 a 14 horas por dia com tipicamente dois cochilos durante o dia. Portanto, é muito importante que o bebê esteja seguro durante o sono.

Síndrome de morte súbita infantil

A maioria dos pais já ouviu falar sobre a síndrome de morte súbita infantil (SMSI), quando os bebês aparentemente saudáveis morrem subitamente dormindo. Ela ocorre com mais frequência entre 1 e 4 meses, mas pode afetar bebês de até 1 ano de idade. Você pode ter algumas preocupações sobre SMSI e seu bebê. Existem algumas coisas simples que podem ajudar a diminuir o risco de SMSI.

 

Colocar o bebê para dormir de barriga para cima é a coisa mais importante que você pode fazer. Os bebês devem dormir de barriga para cima durante a noite e durante cada cochilo. Fale isso para todos que cuidam do bebê.

Ajudando o seu bebê a dormir com segurança a noite toda

 

Mas há outras maneiras de ajudar a prevenir SMSI:

 

  • Coloque o bebê para dormir em seu berço em um colchão firme. O colchão deve caber no berço. Certifique-se que a folha de fundo se encaixa firmemente ao redor do colchão.
  • Remova travesseiros, bichos de pelúcia, edredons ou quaisquer outros itens que fiquem soltos do berço. Colocar o bebê para dormir com cobertor, saco de dormir ou qualquer outra cobertura não é necessária. Se o seu bebê precisa mesmo de um cobertor leve, dobre-o firmemente sob o colchão do berço e mantenha até a altura do peito.
  • Evite o sobreaquecimento. Mantenha a temperatura ambiente confortável. Vista o bebê apenas com aquilo que você se sentiria confortável.
  • Ofereça uma chupeta. Estudos indicam que o uso pode reduzir o risco de SMSI de um bebê. Ofereça ao bebê, mas não a coloque novamente na boca se ele a jogou fora. Não prenda a chupeta na roupa do seu bebê ou pendurada no pescoço.
  • Mantenha o bebê longe do fumo passivo.
  • Amamente seu bebê. Amamentação materna exclusiva oferece a maior proteção, mas qualquer amamentação vai ajudar. O aleitamento materno exclusivo é recomendado até 6 meses de vida.
  • Coloque o bebê de bruços por algum tempo e o observe. Nunca o deixe sozinho nesta posição! Isso pode ajuda-lo a reforçar sua parte superior do corpo.

 

Confira nossas opções de kits para berço: http://www.mamaegansa.com.br/loja/bebe

Perigos de dormir na mesma cama

Dormir com o bebê na mesma cama com um adulto também pode aumentar o risco de SMSI do seu bebê. Mas dormir na mesma cama apresenta outros perigos também. Um bebê dormindo na cama dos pais enfrenta esses riscos de asfixia:

 

  • ficar preso entre a cama e a parede
  • ficar preso na cabeceira ou pé da cama
  • ficar preso em edredons, almofadas e tudo o que for acolchoado etc. Isso também pode ocorrer se um bebê cai da cama em pilhas de roupas ou outros itens

Seu bebê também corre o risco de ser enrolado por um dos pais ou irmãos. E o bebê pode cair da cama e ficar gravemente ferido. Dormir com seu bebê em uma cadeira ou no sofá não é seguro também. Seu bebê pode tornar-se preso entre você e as almofadas e não conseguir respirar.

 

Mas é uma boa ideia manter seu bebê por perto durante a noite. Recomenda-se a partilha de quarto com as crianças. Isto significa colocar o seu berço perto da cama dos pais para fácil monitoramento e acesso. Partilhar o mesmo quarto pode diminuir o risco de SMSI em 50%.

Um quarto seguro para seu bebê

É importante criar um ambiente de sono seguro para o seu bebê. É desaconselhado o uso de berços de segunda mão. Esteja ciente de que muitas grades de segurança dos berços foram recolhidas por problemas de fabricação. Certifique-se que o berço do seu bebê não tem partes faltando ou que estejam quebradas, que todo os parafusos estejam apertados e que os espaços entre as grades tenham no mínimo 4,5cm e no máximo 6,0 cm, de acordo com as especificações do INMETRO .

 

Outras maneiras de tornar o quarto do bebê um lugar mais seguro:

 

  • Mantenha objetos com cordas, fita ou elástico (como celulares) à distância do berço. Tenha especial atenção para os cabos do monitor da babá eletrônica, se tiver.
  • Não coloque o berço do bebê perto de uma janela. Mova persianas e cortinas para longe do alcance do bebê. Eles podem se estrangular se ficarem enrolados em puxadores ou cabos.

Seu bebê está mais seguro quando ele estiver perto de você – em seu quarto, mas em seu próprio berço. Seguindo algumas medidas de segurança adicionais podem aliviar sua mente e ajudar você a dormir melhor – pelo menos entre as mamadas.

FONTES:
– Programa de Análise de Produtos: Relatório sobre Análise em Berços Infantis. Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO.
– National Institute of Child Health and Human Development. How can I help my child with sleeping?
– United States Consumer Product Safety Commission. The new crib standard: questions and answers.
– National Institute of Child Health and Human Development. How can I reduce the risk of SIDS?
– National Institute of Child Health and Human Development. How many infants die from SIDS or are at risk for SIDS?

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.