“A Suíça Brasileira” Conheça a História de Campos do Jordão 💓

Compartilhe este post

História de Campos do Jordão.

O primeiro desbravador que chegou às terras onde hoje se localiza Campos do Jordão foi sertanista Gaspar Vaz da Cunha, conhecido como “oyaguara”, chegou ao local cruzando as terras em direção às minas de Itajubá, em Minas Gerais, atrás de ouro.

Porém, o primeiro residente nessas terras foi Ignácio Caetano Vieira de Carvalho em 1771, que se instalou com a família e depois de ter se estabelecido no local requereu ao governador da Capitania de São Paulo uma sesmaria na extensão da área atual de Campos do Jordão, 269 km2, fundando a Fazenda Bom Sucesso, mais tarde conhecida como “Campos do Ignácio”.

Campos do Jordão deve seu nome ao brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, ele somente recebeu as terras em hipoteca de Ignácio Caetano, em 1823, nomeando-as de Fazenda Natal, por conta da proximidade das festividades natalinas no ano de 1825, posteriormente a cidade passou a ser conhecida como “Os Campos do Jordão”.

As terras foram divididas em 1827 o português Matheus da Costa Pinto, ficou com uma área à beira do Rio Imbiri (região próxima à Vila Jaguaribe), no local instalou uma escola, uma capela, um pequeno comércio, uma pousada e uma pensão para “respirantes” como eram chamados na época os que sofriam de problemas respiratórios assim surgiu a Vila de São Matheus do Imbiri onde a colonização se iniciou, Matheus da Costa Pinto passeou a ser considerado o fundador da cidade.

O clima atraente de Campos do Jordão.

 

A cidade tornou-se referência no tratamento de tuberculose no início do século XX, o clima local apresentava altos níveis de oxigênio, acompanhado das baixas temperaturas da região, foi nessa época que foram criados sanatórios para tratamento da doença, sendo o primeiro o Divina Providência em 1929.

Em meados dos anos 40 Campos do Jordão possuía 14 sanatórios e dezenas de pensões nas vilas Abernéssia e Jaguaribe que costumavam completar os leitos, sempre insuficientes para acolher todos os enfermos.

Ainda nesse mesmo período a cidade tornou-se muito atrativa para médicos e pacientes de todo o país, muitos destes, políticos influentes e grandes empresários, que acabaram fixando residência no local por conta do longo período de tratamento, dessa forma colaboraram consideravelmente para o desenvolvimento da região.

O clima de Campos do Jordão atraiu muitas personalidades de todas as áreas, construíram suas casas de veraneio, o que influenciou na fisionomia da cidade, que além de ser referência em tratamentos de saúde passou a ser conhecida também como uma cidade turística.

O Palácio do Governo começou a ser construído em 21 de julho de 1938, quando o Dr. Adhemar de Barros era Interventor Federal no Estado a obra foi concluída 26 anos depois, em 1964, quando este voltou a governar São Paulo; A construção de hotéis exclusivos para turistas, como o Grande Hotel, construído em 1944 pelo Governo do Estado, no qual foi instalado no ano seguinte um cassino que funcionou até 1946.

 

Campos do Jordão e suas inúmeras atrações turísticas.

 

Muitos outros hotéis de classe internacional também surgiram nesta época, como o Hotel Toriba em 1943, o Hotel Rancho Alegre em 1946 e o Hotel Vila Inglesa em 1947.

O avanço da medicina e a introdução de tratamentos quimioterápicos fizeram com que o clima não fosse mais o fator principal para a cura das doenças pulmonares, resultando na desativação dos sanatórios encerrando o primeiro ciclo de Campos do Jordão, o Ciclo da Moléstia.

Em 1957, Campos do Jordão recebeu o título de cidade com o melhor clima do mundo em um Congresso de Climatologia realizado na cidade de Paris, superando cidades como Davos e Chamonix, a famosa estância francesa.

Com a crescente chegada de turistas na cidade o Estado começou a investir na instalação de equipamentos turísticos além de realizar eventos artístico-culturais. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, passou a ser de meio de transporte de serviços turísticos, operando trens de luxo entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão e bondes urbanos em fins de semana, feriados e temporadas, as antigas gôndolas foram transformadas em auto trem para transporte de automóveis.

Em 1971 foi instalado o teleférico no Morro do Elefante e o controle da ferrovia passou da Secretaria de Transportes para a Secretaria de Turismo.

O Festival de Inverno, que teve sua origem nos “Primeiros Concertos de Inverno de Campos do Jordão”. O Auditório Cláudio Santoro e o Museu Felícia Leirner maior museu a céu aberto da América Latina foram construídos para realização de eventos anuais em Campos do Jordão.

Campos do Jordão possuí clima e paisagens muito semelhantes ao que se encontra em várias regiões da Europa, outra marca registrada de Campos do Jordão são as construções com arquitetura típica dos Alpes Suíços, por conta desses fatores Campos do Jordão é conhecido no Brasil inteiro como a Suíça Brasileira.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.