8 curiosidades sobre sono que provavelmente você não sabe

Compartilhe este post

Você provavelmente já deve saber que o sono é essencial para se viver bem. Quando uma pessoa não dorme bem pode perceber que o corpo não funciona plenamente e não apenas no sentido de cansaço. O sono é algo tão importante que também apresenta várias características bastante interessantes que podem ser observadas em diferentes pessoas.

Você sabia, por exemplo, que nem todos precisam dormir a mesma quantidade de horas? Ou que existe um problema do sono que faz com que pessoas cometam crimes dormindo? Neste artigo você conhece 8 curiosidades do sono que você provavelmente não conhecia. Que tal acompanhar agora?

Você sabia? Veja 8 curiosidades sobre o sono

  1. Durante o sono é o momento em que o seu corpo fica recarregado, vários hormônios são liberados (como o do crescimento e da saciedade) e é o momento onde as células do seu corpo se renovam.
  2. Quanto mais velho você fica, menos oras de sono precisa. Os bebês recém-nascidos dormem, em média, 15 horas por dia. Já um idoso acima de 55 anos precisa apenas de 6 horas de sono.
  3. Homens sonham com outros homens 70% das vezes. As mulheres, no entanto, sonham igualmente com homens e mulheres.
  4. Nosso cérebro apenas processa rostos conhecidos, sendo assim, só podemos sonhar com rostos que já vimos em alguma ocasião, mesmo que apenas uma vez. Se você sonhar com um rosto desconhecido, tenha certeza de que esta pessoa já passou por seu caminho.
  5. A parassonia é um estado em que, mesmo dormindo, as pessoas realizam várias atividades como dirigir, caminhar, etc. Inclusive crimes como assaltos e assassinados já foram feitos por pessoas neste estado.
  6. Não é possível sentir cheiros enquanto está em sono profundo. Vários testes já foram feitos com pessoas dormindo e esta é a única explicação para aqueles que não acordam durante incêndios: o olfato não funciona durante o sono.
  7. Cerca de 41% da população dorme em posição fetal. A posição que se dorme também pode revelar várias características sobre a pessoa.
  8. Os sonhos são facilmente esquecidos e pode ser por isso que você acredita não sonhar. Logo após 5 minutos de acordado seu cérebro já esqueceu 50% do sonho. 10 minutos depois, 90% é esquecido. É por isso que você sente tanta dificuldade em lembrar até mesmo de seus sonhos mais lúcidos. Tentar anotá-los assim que se acorda é uma ótima alternativa, já que o exercício de lembrar pode ser muito positivo e seus significados podem ajudar.

8 curiosidades do sono que você não conhecia

O sono é um momento muito importante do seu dia e, principalmente pelo fato de passarmos um terço da vida dormindo, estes momentos precisam ser muito bem aproveitados – e estudados!

O sono apresenta uma série de características um tanto intrigantes que podem ser percebidas de pessoa para pessoa. Neste artigo você conheceu 8 curiosidades – e claro, existem muitas mais – que te fizeram perceber o quanto o sono pode ser indispensável e bizarro.

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.