8 coisas fascinantes que ocorrem durante o sono

Compartilhe este post

Quando estamos dormindo, nosso corpo passa por uma série de processos. Durante as cinco fases do sono, onde o corpo descansa e guarda as memórias do que aconteceu durante o dia, várias coisas fascinantes acontecem, mesmo que não percebamos às vezes.

Uma boa noite de sono está muito associada à saúde, já que faz com que o corpo libere hormônios e grave todas as memórias do dia a dia. Um sono de qualidade faz com que o corpo descanse, consiga desenvolver melhor o raciocínio depois de acordar.

Existem 5 fases do sono:

  • A fase 1 é mais leve, aquele momento em que você está entre acordado e dormindo.
  • Na fase 2, a temperatura do corpo baixa e o sono se aprofunda.
  • Durante as fases 3 e 4 é que os músculos do corpo relaxam, o corpo descansa e o organismo começa a liberar hormônios.
  • REM: O momento mais turbulento do sono é a 5ª fase. Durante esta fase é que acontecem aqueles sonhos mais reais ou de lembranças do dia passado.

O sono é uma prova de que o nosso corpo é fascinante. Quando estamos dormindo, o corpo é capaz de fazer vários movimentos, inclusive sair por aí andando e falar.  Conhecer os processos do sono e saber o que acontece durante uma noite bem dormida pode ser muito interessante. Veja agora 8 coisas fascinantes que ocorrem durante o sono.

Coisas fascinantes durante o sono: 8 coisas que ocorrem e você nem percebe

  1. Você sente que está caindo: Este fato acontece com muitas pessoas, mas não significa nada de ruim. Sentir que está caindo e acordar de repente quer dizer que seus músculos estão respondendo a alguns reflexos.
  2. Síndrome da cabeça explosiva: Esta síndrome, que nada tem a ver com algum problema real, consiste naquele momento em que alguém acorda com um barulho muito próximo, como um tiro ou um zumbido.
  3. A temperatura do corpo cai: Durante o sono, o corpo tem sua temperatura reduzida. Por esse motivo é recomendável que se durma em um local com temperatura agradável.
  4. Durante o sono, o corpo fica imóvel: Os músculos param de funcionar normalmente  (exceto os batimentos do coração, os pulmões e os músculos dos olhos) devido a um aminoácido produzido durante o sono, a glicina.
  5. Durante o 5 estágio: o REM (rapid eye movement) os olhos se movimentam muito rápido, como se estivessem olhando para os dois lados, mas não possível perceber o movimento.
  6. Algumas pessoas andam enquanto dormem: O sonambulismo é um fato fascinante do sono, mas pode causar alguns problemas.
  7. Existem também pessoas que falam durante a noite de sono: Estas, porém, contam histórias ininteligíveis que duram apenas cerca de 30 segundos.
  8. Bruxismo: Alguns acabam rangendo os dentes durante o sono, por motivos que podem estar relacionados ao estresse ou algum deslocamento do maxilar. Em alguns casos, pessoas rangem os dentes com tanta força que acabam quebrando dentes. Hoje em dia já existem placas para os dentes que podem diminuir o problema, mas precisam de uma consulta odontológica.

 

Mais do blog!

Inscreva-se em nossa newsletter

Atualizações e novos posts para você!

Copyright 2024 © Todos os direitos Reservados. Blog de propriedade da Mamãe Gansa.